Nome da Atividade
PRODUÇÃO DA LEITURA E DA ESCRITURA EM LÍNGUA PORTUGUESA II
CÓDIGO
20000478
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
3
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
1
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Reflexão e discussão acerca do texto e sua organização: relações entre textos, textos temáticos e figurativos, argumentação. Desenvolvimento da habilidade de leitura e de escritura, em especial a partir do trabalho com gêneros predominantemente argumentativos, relacionando teoria e prática.

Objetivos

Objetivo Geral:

Criar oportunidades de leitura e de escritura que permitam desenvolver uma prática reflexiva mais aprofundada sobre a organização e funcionamento de diferentes gêneros textuais, para que o aluno obtenha bom desempenho linguístico e discursivo nas diferentes situações de uso, em especial no que tange aos gêneros predominantemente argumentativos.


Refletir criticamente acerca da organização, do funcionamento e da constituição dos diferentes textos que circulam na sociedade, atentando para as relações polifônicas e intertextuais;
Compreender como se dá a depreensão de temas no processo de leitura, bem como o encadeamento de temas e figuras, na construção dos textos;
Perceber as diferentes possibilidades de leitura de um texto;
Analisar o processo de construção de textos argumentativos, atentando para os conhecimentos linguísticos, bem como para as estratégias utilizadas para iniciar, desenvolver e concluir uma argumentação;
Aperfeiçoar a habilidade de escrita dos diferentes tipos e gêneros textuais, com ênfase nos gêneros predominantemente dissertativos.

Conteúdo Programático

1. Polifonia e intertextualidade.
2. Temas e figuras:
2.1 A depreensão do tema
2.2O encadeamento de figuras
2.3 O encadeamento de temas
3. As várias possibilidades de leitura de um texto.
4. Argumentação
3.1 Conhecimento linguístico e argumentação – operadores argumentativos e articuladores textuais
71
3.2 Estratégias para iniciar, desenvolver e concluir uma argumentação.
5. Modos de citação do discurso alheio.
6. Produção textual – ênfase em gêneros predominantemente argumentativos.
7. Reflexão sobre a relação entre teoria e prática

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • FIORIN, L.J.; PLATÃO, F. S. Para entender o texto: leitura e redação. São Paulo: Ática, 2007. FIORIN, L.J.; PLATÃO, F. S. Lições de texto: leitura e redação. São Paulo: Ática, 1990. KOCH, I. V. A inter-ação pela linguagem. São Paulo: Contexto, 1995. KOCH, I. V. Argumentação e linguagem. 12 ed. São Paulo: Cortez, 2009.

Bibliografia Complementar:

  • KOCH, I. V. Desvendando os segredos do texto. São Paulo: Cortez, 2006. KOCH, I.V.; ELIAS, V. M. Escrever e argumentar. São Paulo: Contexto, 2016. KOCH, I. V.; ELIAS, V. M. Ler e escrever: estratégias de produção textual. São Paulo: Contexto, 2010. MARCUSCHI, L.A. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008. MARTINS, M. C.; FROTA, P. R. O. Educação ambiental: a diversidade de um paradigma. Santa Catarina: Ediunesc, 2013. ROTH, D. M.; HENDGES, G. R. Produção textual na universidade. São Paulo: Parábola Editorial, 2010.

Página gerada em 25/04/2024 08:57:59 (consulta levou 0.077426s)