Nome da Atividade
ESTUDOS AVANÇADOS I - LÍNGUA PORTUGUESA E LINGUÍSTICA
CÓDIGO
20000567
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Tópicos avançados referentes às disciplinas do Curso, retomando e aprofundando
conhecimentos e domínios basilares ao exercício da profissão de redigir e revisar textos.

Objetivos

Objetivo Geral:

1.14 Objetivo geral
Oportunizar ao aluno um estudo recapitularizador, buscando aprofundar conhecimentos e
técnicas essenciais à formação de um redator e revisor de textos no mercado de trabalho
vigente.
1.15 Objetivo(s) específico(s)
- Saber diferenciar e usar os principais gêneros de textos que circulam em nossa sociedade, nas
diferentes situações de comunicação;
- Identificar características e empregos próprios das diferentes modalidades textuais que
vigoram em nossa sociedade;
- Reconhecer e exercer domínios adequados à revisão de textos escritos, especialmente dos
gêneros acadêmico e midiático;
- Conhecer e dominar aspectos linguísticos e gramaticais na construção de sentidos em
produções escritas.

Conteúdo Programático

1.17 Programa
- Tipo e gênero textual: definição e uso.
- Elementos linguísticos: coesão, coerência, textualidade, inferência e intertextualidade.
- Estudo da gramática com base na produção de sentidos: concordância e regência verbal e
nominal, uso de conectivos e da vírgula, conjugação verbal, ortografia.
- Produção textual com ênfase na reescrita: frase, parágrafo e texto.
- Técnicas e práticas de revisão de textos

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • ANTUNES, I. Gramática contextualizada: limpando “o pó das ideias simples”. São Paulo: Parábola, 2014. COELHO NETO, A. Além da revisão:critérios para revisão textual. Brasília: Senac, 2008. KOCK, I. V.; TRAVAGLIA, L. C. A coerência textual. São Paulo: Contexto, 2001. MARCUSCHI, L. A. Produção textual, análise de gêneros e compreensão.São Paulo: Parábola, 2008.

Bibliografia Complementar:

  • CAMARGO, T. N. de O uso da vírgula. São Paulo: Manole, 2005. DA SILVA COSTA, R. V.; RODRIGUES, D. L. D. I.; PENA, D. P. A. Dificuldades no trabalho do revisor de textos: possíveis contribuições da linguística. Revista Philologos, ano 17, no 51, set/dez. RJ: CiFEFiL, p. 53-74, 2011. LUFT, C. P. Dicionário prático de regência verbal. São Paulo: Ática, 2000. OLIVEIRA, R.S.F. Revisão de textos: da prática à teoria. Natal: Edufrn, 2010. SAQUARISI, D.; SALVADOR, A. Escrever melho6r6: guia para passar os textos a limpo. São Paulo: Contexto, 2009.

Disciplinas Equivalentes

Disciplina Curso
ESTUDOS AVANÇADOS I Letras - Redação e Revisão de Textos (Bacharelado - Noturno)

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