Nome da Atividade
DIDÁTICA DO ENSINO DE BIOLOGIA
CÓDIGO
09010033
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
1
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
CARGA HORÁRIA EXTENSÃO
1

Ementa

A disciplina oportuniza a reflexão sobre o Ensino de Biologia, realidades e práticas, a partir do conhecimento teórico no campo, propondo alternativas didáticas, metodológicas e práticas que oportunizem a inovação pedagógica. As atividades de extensão a serem desenvolvidas em conjunto com a comunidade escolar, buscam a popularização e divulgação do conhecimento acadêmico obtido ao longo do curso e estão vinculadas ao programa Biologia em foco registrado sob o n° 111 no cobalto.

Objetivos

Objetivo Geral:

OBJETIVO GERAL: oportunizar a reflexão sobre o Ensino de Biologia, realidades e práticas, a partir do conhecimento teórico no campo,propondo alternativas didáticas, metodológicas e práticas que possibilitem a inovação pedagógica

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
. Analisar a realidade do ensino de biologia, dificuldades e possibilidades
. Aprofundar a análise das políticas para o Ensino Médio, diretrizes, base nacional, Currículos e os contextos educacionais
. Compreender a interface entre concepções epistemológicas e metodológicas que orientam as práticas pedagógicas
. Retomar o estudo dos principais teóricos que fundamental a educação e a prática pedagógica
. Compreender os princípios e os fazeres inerentes a prática pedagógica: projetos de ensino, planejamento de unidades e aulas, princípios avaliativos, metodologias e estratégias de ensino;
. Analisar metodologias, estratégias e recursos para o ensino de biologia, organizando unidades e projetos de ensino, a partir do ensino por investigação, dos momentos pedagógicos e do educar pela pesquisa;
. Estabelecer as interfaces entre teoria e prática, através da aplicação de unidades e projetos de ensino em escolas de ensino médio.

Conteúdo Programático

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • ASTOLFI, J.P. Didática das Ciências. São Paulo: Papirus, 2017.
  • DELIZOICOV, D.; ANGOTTI, J. A.; PERNAMBUCO, M. M. Ensino de ciências: fundamentos e métodos. 4ª ed. São Paulo: Cortez, 2011.
  • MARANDINO, M.; SELLES, S. E.; FERREIRA, M. S.. Ensino de biologia: histórias e práticas em diferentes espaços educativos. 1ª ed. São Paulo: Cortez, 2009.
  • Chantraine - Demailly, Lise. Coordenação - NÓVOA, A. Professores e a sua formação. Lisboa: Dom Quixote: Instituto de Inovação Educacional, 1997.
  • SCHON, D. Educando o profissional reflexivo: um novo design para o ensino e a aprendizagem, Porto Alegre: Artmed, 2008.
  • POZO, Juan Ignácio; GÓMEZ CRESPO, Miguel Angel. Aprender y ensenãr ciência: del conocimiento cotidiano al conocimiento científico. Madri: Morata, 2013.

Bibliografia Complementar:

  • MCDONALD, D. The encyclopedia of mammals. Facts on File. 895p. 1993
  • CARVALHO, A. M. P. (org.). Ensino de ciências por investigação. São Paulo: Cengage Learning, 2014.
  • CHASSOT, A. Alfabetização Científica: questões e desafios para a educação. Ijuí: UNIJUÍ, 2000.
  • ___________. A Ciência através dos tempos. 2ª ed. São Paulo: Moderna, 2004
  • DEMO, P. Educar pela pesquisa. 10 ed. Campinas: Autores Associados, 2015.
  • HERNÁNDEZ, F. Transgressão e mudança na educação: os projetos de trabalho. Porto Alegre:Artmed, 2011.
  • SACRISTAN, J. G. Compreender e Transformar o Ensino. 4ª ed. Porto Alegre: ArtMed, 2011.
  • _______. Saberes e incertezas sobre o currículo. Porto Alegre: Penso, 2013

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