Nome da Atividade
HISTÓRIAS DO TEATRO II
CÓDIGO
05001086
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Estudo do teatro inglês no período elisabetano, do teatro neoclássico francês, das relações entre teatro e iluminismo e das diversas correntes estéticas do teatro burguês europeu e americano, incluindo aí movimentos como romantismo e realismo e gêneros de teatro popular como o melodrama, a farsa, o cabaré, o teatro de revista e o circo, entre outros. A ênfase dos estudos empreendidos será nos contextos histórico, sociológico, ético e estético, abordando elementos da encenação, dramaturgia, trabalho do ator e recepção cênica (relação das artes da cena com espectadores e contexto).

Objetivos

Objetivo Geral:

Ao término da disciplina o aluno deverá ser capaz de: caracterizar e identificar os movimentos e os gêneros do teatro do Renascimento ao século XVIII, sob os aspectos históricos, sociais, culturais e estéticos.

Conteúdo Programático

UNIDADE 1 – O TEATRO ELISABETANO (INGLATERRA)
1.1 Organização da cena inglesa, relação teatro-sociedade, o ator elizabetano e a dramaturgia.

UNIDADE 2 – O (NEO)CLASSICISMO FRANCÊS
2. 1 Encenação, poéticas do drama, relação teatro-sociedade, atores e atrizes clássicos e dramaturgia.

UNIDADE 3 – O TEATRO BURGUÊS
3.1 Teatro e Iluminismo
3.2 Teatro e Romantismo
3.3 Teatro e Realismo

UNIDADE 4 – O TEATRO POPULAR DO SÉCULO XIX
4.1 Melodrama
4.2 Farsas e vaudevilles
4.3. Cabaré
4.4 Circo e circo-teatro
4.5 Outros gêneros e estéticas do teatro popular europeu, americano e latino-americano.

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • BERTHOLD, Margot. História mundial do teatro. São Paulo: Perspectiva, 2000.
  • BORIE, Monique et. al. Estética teatral: textos de Platão a Brecht. Lisboa: Serviço de Educação Fundação CalousteGulbekian, 1996.
  • CARLSON, Marvin. Teorias do teatro: estudo histórico-crítico, dos gregos à atualidade. São Paulo: UNESP, 1997.
  • GASSNER, John. Mestres do teatro I. São Paulo: Perspectiva, 1991.
  • ROUBINE, Jean-Jacques. Introdução às grandes teorias do teatro. Rio de Janeiro: Zahar, 2003.

Bibliografia Complementar:

  • ASLAN, Odette. O ator no século XX: a evolução da técnica, o problema da ética. São Paulo: Perspectiva, 2010.
  • BARRETINI, Célia. O teatro, ontem e hoje. São Paulo: Perspectiva, 1980.
  • BOQUET, Guy. Teatro e sociedade: Shakespeare. São Paulo: Perspectiva, 1989.
  • ROSENFELD, Anatol. A arte do teatro: aulas de Anatol Rosenfeld (1968). São Paulo: Publifolha, 2009.
  • ROUBINE, Jean-Jacques. A linguagem da encenação teatral, 1880-1980. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1982.

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