Nome da Atividade
GEODIVERSIDADE, GEOPATRIMÔNIO E GEOCONSERVAÇÃO
CÓDIGO
10060222
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
3
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
1
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

1) Geodiversidade e Geopatrimônio; (2) Fundamentos de Geologia e Geomorfologia como elementos da Geodiversidade; (3) Relação Geodiversidade e Biodiversidade; (4) Geoturismo; (5) Geoconservação; e (6) Geoparques.

Objetivos

Objetivo Geral:

1) Conhecer e aplicar os conceitos de geodiversidade, geopatrimônio e geoconservação; (2) reconhecer as relações intrínsecas entre geodiversidade e biodiversidade para a conservação da natureza; (3) compreender as principais estratégias e ferramentas de geoconservação; (4) pensar e propor estratégias de geoconservação no âmbito da formação do profissional geógrafo (licenciado e bacharel); (5) compreender a importância do conhecimento geomorfológico e geológico para a proteção do geopatrimônio; e (6) compreender as ameaças da ação antrópica sobre o geopatrimônio.

Conteúdo Programático

1) O posicionamento dos estudos da Geodiversidade nas Geociências e na Geografia Física – relações interdisciplinares; (2) Uma abordagem inicial sobre os conceitos de geodiversidade, Geoconservação e Geopatrimônio; (3) Geodiversidade, Geoconservação e Geopatrimônio – histórico; (4) Estratégias de Geoconservação (parte 1); (5) Estratégias de Geoconservação (parte 2); (6) Relações entre Geodiversidade e Biodiversidade para a conservação da natureza; (7) Patrimônio Geocientífico – conceitos, exemplos, escalas de reconhecimento; (8) Geoparques e Geoturismo; (9) Geoeducação e instrumentos de interpretação geopatrimonial; (10) Seminários; e (11) Trabalho de campo.

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • BRILHA, J. Património geológico e geoconservação: a conservação da natureza na sua vertente geológica. Braga: Palimage Editores, 2005, 190p.
  • GRAY, M. Geodiversity: valuing and conserving abiotic nature. Chichester: John Wiley & Sons Ltd., 2004, 434 p.
  • NASCIMENTO, M. A. L. do; RUCHKYS, U. A.; MANTESSO-NETO, V. Geodiversidade, Geoconservação e Geoturismo – trinômio importante para a proteção do patrimônio geológico. São Paulo: Sociedade Brasileira de Geologia, 2008, 82 p.

Bibliografia Complementar:

  • MANSUR, K.L. Ordenamento Territorial e Geoconservação: Análise das Normas Legais Aplicáveis no Brasil e um Caso de Estudo no Estado do Rio de Janeiro. São Paulo: Geociências (Online), 2010, v. 29, n. 2, p. 237-249.
  • SCHOBBENHAUS, C.; CAMPOS, D.A.; QUEIROZ, E.T.; WINGE, M.; BERBERT-BORN, M.L.C. (Edit.) Sítios Geológicos e Paleontológicos do Brasil. Brasília: DNPM/CPRM -Comissão Brasileira de Sítios Geológicos e Paleobiológicos (SIGEP), 2002, 554pp, ilust.
  • SCHOBBENHAUS, C.; SILVA, C.R. (Org.). Geoparques do Brasil: propostas. Rio de Janeiro: Serviço Geológico do Brasil (CPRM), 2012, vol. 1, 748p.
  • WINGE, M. (Ed.) et al. Sítios Geológicos e Paleontológicos do Brasil. Brasília: CPRM, 2009, v. 2, 515 p. il. color.

Página gerada em 18/04/2024 08:23:20 (consulta levou 0.130834s)