Nome da Atividade
PEDAGOGIA DA DANÇA II
CÓDIGO
05001113
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
1
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
3
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Dança na educação básica: educação infantil, ensino fundamental e ensino médio. Direitos educacionais de crianças e jovens. Planejamento de aulas de Dança. Diretrizes pedagógicas da Dança. Relações Étnico-Raciais e cultura afro-brasileira no ensino de dança na educação básica. Diferença e Igualdade de Faixa Geracional. Avaliação em Dança no espaço de ensino formal. Metodologias e didática do ensino de dança. Iniciação à prática docente em dança.

Objetivos

Objetivo Geral:

Contextualizar a especificidade do ensino da Dança na Escola;
Analisar e contextualizar diferentes realidades escolares;
Planejar, sistematizar e vivenciar práticas de ensino em dança no espaço escolar;
Compreender a atuação do(a) arte-educador(a) na sociedade.

Conteúdo Programático

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • BARRETO, Débora. Dança...: ensino, sentidos e possibilidades na escola. Campinas: Autores Associados, 2001.
  • MARQUES, Isabel. Dançando na escola. São Paulo: Cortez, 2003.
  • MARQUES, Isabel A. Ensino de dança hoje: textos e contextos. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2008.
  • STRAZZACAPPA, Marcia; MORANDI, Carla. Entre a arte e a docência: a formação do artista da dança . 4. ed. Campinas: Papirus, 2014.
  • TADRA, Débora et al. Linguagem da dança. Curitiba: InterSaberes, 2012.

Bibliografia Complementar:

  • ALMEIDA, Fernanda de Souza. Que dança é essa? Uma proposta para a educação infantil. São Paulo: Summus, 2016.
  • BRASIL. Secretaria da Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Arte. Brasília: MEC/SEF, 1997. Disponível em:http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/arte.pdf
  • CONE, Theresa Purcell; CONE.STEPHEN L. Ensinando dança para crianças. 3. ed. Barueri: Manole, 2015.
  • CORRÊA, Josiane Franken; SANTOS, Vera Lúcia Bertoni dos. Políticas educacionais e pesquisas acadêmicas sobre Dança na Escola no Brasil: um movimento em rede. Revista Brasileira de Estudos da Presença. Porto Alegre, v. 9, n. 1, 2019. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/presenca/article/view/82443
  • OSSONA, Paulina. A educação pela dança. 6 ed. São Paulo: Summus, 2011.
  • RIO GRANDE DO SUL. Secretaria da Educação. Referencial Curricular. Lições do Rio Grande: linguagens códigos e suas tecnologias, artes e educação física. Vol II. 2009. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/
  • TOMAZZONI, Airton; WOSNIAK, Cristiane; MARINHO, Nirvana (Orgs.). Algumas perguntas sobre dança e educação. Joinville: Nova Letra, 2010. Disponível em: http://www.ifdj.com.br/site/wp-content/uploads/2015/10/III-Seminarios-deDanca-Algumas- Perguntas-sobre-Danca-e-Educacao.pdf

Página gerada em 21/12/2024 13:55:53 (consulta levou 0.123562s)