Nome da Atividade
DANÇA E EDUCAÇÃO SOMÁTICA
CÓDIGO
05001114
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
2
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Estudo teórico-prático da educação somática em sua relação com a dança. Princípios da Educação Somática. A prática em dança, os processos de criação cênica e prática docente a partir da abordagem somática. A Educação Somática na sua relação com a Educação Ambiental com foco na abordagem holística e em questões de sustentabilidade. Desenvolvimento de reflexões que articulem os conteúdos específicos à dimensão pedagógica para a formação de professores da Educação Básica.

Objetivos

Objetivo Geral:

Promover estudos teórico-práticos acerca da abordagem da Educação Somática em sua relação com a dança;
Abordar o desenvolvimento histórico-conceitual do campo da Educação Somática, seus princípios e sua relação com a dança; Desenvolver práticas pedagógicas e processos de criação cênica a partir de abordagens somáticas, com foco no ambiente escolar.

Conteúdo Programático

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • BERTHERAT, Thérèse. O corpo tem suas razões: antiginástica e consciência de si. 21. ed. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2010. 168p. ISBN 9788578272890.
  • FELDENKRAIS, Moshe. Consciência pelo movimento: exercícios fáceis de fazer, para melhorar a postura, visão, imaginação e percepção de si mesmo. 8. ed. São Paulo: Summus, 1977. 222 p. (Novas buscas em psicoterapia; v.5). ISBN 9788532301017.
  • MILLER, Jussara. Qual é o corpo que dança?: dança e educação somática para adultos e crianças. São Paulo: Summus, 2012.
  • SEMINÁRIOS DE DANÇA, 4., 2010, Joenville.; WOSNIAK, Cristiane; MARINHO, Nirvana (Org.). O avesso do avesso do corpo: educação somática como práxis. Joenville: Nova Letra, 2011. 256 p. ISBN 9788576825937.
  • STRAZZACAPPA, Márcia. Educação somática e artes cênicas: princípios e aplicações. Campinas: Papirus, 2012.

Bibliografia Complementar:

  • BERTAZZO, Ivaldo. Cidadão corpo: identidade e autonomia do movimento. 4. ed. São Paulo: Summus, 1998. 117 p. ISBN 9788532306306.
  • FERNANDES, Ciane. O corpo em movimento: o sistema Laban/Bartenieff na formação e pesquisa em artes cênicas. 2. ed. São Paulo: Annablume, 2006. 406 p. ISBN8574192384
  • MILLER, Jussara. A escuta do corpo: sistematização da técnica Klauss Vianna. São Paulo: Summus, 2007. 126 p. ISBN9788532303455.

Página gerada em 19/04/2024 16:13:12 (consulta levou 0.115091s)