Nome da Atividade
ESTUDOS HISTÓRICOS EM DANÇA II
CÓDIGO
05001115
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
Ementa
A transcendência do Ballet Clássico: Neoclassicismo, Modernismo e PósModernismo na Dança. Olhares contemporâneos e a produção em dança. Desenvolvimento de reflexões que articulem os conteúdos específicos à dimensão pedagógica para a formação de professores da Educação Básica.
Objetivos
Objetivo Geral:
Apresentar o desenvolvimento da Dança desde o Classicismo até a Dança dos dias atuais;Contextualizar sócio-historicamente as transformações da Dança;
Identificar nas distintas épocas e culturas, as funções da Dança nas sociedades, as variações de temas, técnicas, estruturas de ensino;
Explorar as reflexões teóricas elaboradas sobre a Dança a partir do classicismo até a atualidade;
Estimular práticas de ensino a partir do conhecimento construído na disciplina.
Conteúdo Programático
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- BANES, Sally. Democracy's body: Judson Dance Theater, 1962-1964. Durham: Duke University Press, 1993.
- BOURCIER, Paul. História da dança no ocidente. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
- FERNANDES, Ciane. Pina Bausch e o Wuppertal dança-teatro: repetição e transformação. 2. ed. São Paulo: Annablume, 2007.
- SILVA, Eliana Rodrigues. Dança e pós-modernidade. Salvador: EDUFBA, 2005.
- PORTINARI, Maribel. História da dança. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1989.
Bibliografia Complementar:
- CERBINO, Beatriz. Nina Verchinina: um pensamento em movimento. Rio de Janeiro: FUNARTE, Fundação Theatro Municipal do Rio de Janeiro, 2001.
- LABAN, Rudolf von. Domínio do movimento. 5. ed. São Paulo: Summus, 1978.
- NORA, Sigrid; FLORES, Maria Bernardete Ramos. Frestas da memória: a dança cênica em Caxias do Sul. Caxias do Sul: Lorigraf, 2013.
- SCHAFFNER, Carmen Paternostro. A dança expressionista: Alemanha e Bahia. Salvador: EDUFBA, 2012.