Nome da Atividade
PEDAGOGIA DA DANÇA III
CÓDIGO
05001116
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
1
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
3
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
Ementa
Dança na Educação Básica. Inclusão, diversidade e acessibilidade. Preparação pedagógica e mundo do trabalho. Desenvolvimento de reflexões que articulem os conteúdos específicos à dimensão pedagógica para a formação de professores da Educação Básica.
Objetivos
Objetivo Geral:
Promover estudos teórico-práticos sobre docência em Dança com foco na Educação Básica em espaços educativos diversos,Desenvolver atividades preparatórias de planejamento docente;
Refletir sobre aspectos do ensino de dança vinculados às condições de inclusão, diversidade e acessibilidade;
Promover diálogos entre diferentes espaços escolares, onde crianças, jovens e adultos participam.
Conteúdo Programático
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- LARA, Larissa Michelle (Org). Dança: dilemas e desafios na contemporaneidade. Maringá: Eduem, 2013. 265p.
- MATOS, Lúcia. Dança e diferença: cartografia de múltiplos corpos. Salvador: EDUFBA, 2012. 184 p.
- MILLER, Jussara. Qual é o corpo que dança?: dança e educação somática para adultos e crianças. São Paulo: Summus, 2012. 173 p.
- SETENTA, Jussara Sobreira. O Fazer-dizer do corpo: dança e performatividade. Salvador: Ed. da UFBA, 2008. 123 p.
- STRAZZACAPPA, Marcia; MORANDI, Carla. Entre a arte e a docência: a formação do artista da dança . 4. ed. Campinas: Papirus, 2014. 125 p.
Bibliografia Complementar:
- CALAZANS, Julieta; CASTILHO, Jacyan; GOMES, Simone (Coord.). Dança e educação em movimento. São Paulo: Cortez, 2003. 271 p.
- SIQUEIRA, Denise da Costa Oliveira. Corpo, comunicação e cultura: a dança contemporânea em cena. Campinas: Autores Associados, 2006. 234 p.
- TADRA, Débora Sicupira Arzua et. al. Linguagem da dança. Curitiba: InterSaberes, 2012. 115 p.