Nome da Atividade
DANÇA E BRASILIDADE
CÓDIGO
05001118
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
1
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
3
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
Ementa
Formação cultural do Brasil. Percepções acerca da diversidade étnico-racial na constituição das corporeidades Brasileiras. Estudo teórico-prático acerca das corporeidades indígenas, afro-brasileiras e luso-brasileiras na dança. Estéticas, técnicas e poéticas no ensino das danças indígenas, afro- brasileiras e luso-brasileiras. Experimentação e Composição Coreográfica. Desenvolvimento de reflexões que articulem os conteúdos específicos à dimensão pedagógica para a formação de professores da Educação Básica.
Objetivos
Objetivo Geral:
Promover estudos teórico-práticos acerca das estéticas, técnicas, poéticas e ensino das danças indígenas, afro-brasileiras e luso-brasileiras; Estimular o acesso e a produção de pensamentos descoloniais acerca da cultura e da diversidade étnico-racial; Investigar a pluriculturalidade na constituição das corporeidades Brasileiras.Conteúdo Programático
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- CASCUDO, Luís Câmara. Folclore do Brasil: (pesquisas e notas). São Paulo: Global, 2012.
- CORTÊS, Gustavo. Dança, Brasil!: festas e danças populares. Belo Horizonte: Leitura, 2000.
- MEDINA, Joao Paulo Subira. O brasileiro e seu corpo: educação e politica do corpo. 2. ed. Campinas: Papirus, 1990.
- MEIRELLES, Mauro; MOCELIN, Daniel Gustavo; RAIZER, Leandro (Org.). Relações étnico-raciais e diversidade na escola. Porto Alegre: CirKula, 2016.
- SILVA, Renata de Lima; FALCÃO, José Luiz Cirqueira (Org.). Corpopular: intersecções culturais . Goiânia: PUC Goiás, 2013
Bibliografia Complementar:
- AMORIM, Sara Passabon. A performance bantu do caxambu: entre a ancestralidade e a contemporaneidade. Vitória: Cousa, 2017.
- BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Orientações e ações para a educação das relações étnico-raciais. Brasília: SECAD, 2010.
- CAMARGO, Giselle Guilhon Antunes (Org). Antropologia da dança I. Florianópolis: Insular, 2013.
- CUNHA, Milton. Carnaval é cultura: poética e técnica no fazer escola de samba. São Paulo: Ed. SENAC São Paulo, 2015.
- MENEZES, Rogério (Red.). Os sambas, as rodas, os bumbas, os meus e os bois: a trajetória de salvaguarda do patrimônio cultural imaterial no Brasil = la trayectoria de la salvaguardia del patrimonio cultural immaterial en Brasil . Brasília: IPHAN, 2006.
- NORA, Sigrid (Org.). Temas para a dança brasileira. São Paulo: SESC São Paulo, 2010.
- SILVA, Giovani José da. Histórias e culturas indígenas na educação básica. São Paulo Autêntica 2018.