Nome da Atividade
DANÇA, TEORIA E CONHECIMENTO
CÓDIGO
05001119
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Introdução aos Estudos Teóricos em Dança. Arte, Corpo, Dança. Movimento e Gesto. Reflexões epistemológicas acerca dos campos filosófico e antropológico das artes, do corpo e da dança. A Dança enquanto área de conhecimento. Desenvolvimento de reflexões que articulem os conteúdos específicos à dimensão pedagógica para a formação de professores da Educação Básica.

Objetivos

Objetivo Geral:

Promover a iniciação em estudos teóricos em dança, de modo a refletir sobre conceitos fundamentais associados ao campo epistemológico e filosófico das artes, do corpo e da dança e sobre a condição da dança enquanto área de conhecimento na contemporaneidade.

Conteúdo Programático

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • DANTAS, Mônica. Dança - o enigma do movimento. Porto Alegre: UFRGS, 1999. 126 p.
  • DEWEY, John. Arte como experiência. São Paulo: Martins Fontes, 2010. 646 p
  • LE BRETON, David. Antropologia do corpo e modernidade. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 2012. 407 p.
  • MORAIS, Frederico. Arte é o que eu e você chamamos arte: 801 definições sobre arte e o sistema de arte. 4. ed. Rio de Janeiro: Record, 2002. 319 p.
  • PAREYSON, Luigi. Os problemas da estética. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1997. 246 p.

Bibliografia Complementar:

  • MIRANDA, Regina. Corpo-espaço: aspectos de uma geofilosofia do corpo em movimento. Rio de Janeiro: 7Letras, 2008. 115 p.
  • CAMARGO, Giselle Guilhon Antunes (Org). Antropologia da dança I. Florianópolis: Insular, 2013. 190 p.
  • ROCHA, Thereza. O que é a dança contemporânea?: uma aprendizagem e um livro de prazeres. Salvador: Conexões Criativas, 2016. 136 p.

Página gerada em 13/12/2024 08:59:58 (consulta levou 0.118502s)