Nome da Atividade
PRÁTICA PEDAGÓGICA EM DANÇA I
CÓDIGO
05001121
Carga Horária
90 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
6
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
6
CRÉDITOS
6
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Planejamento, vivência e avaliação de aulas e atividades artístico-educativas de dança. Ação docente orientada para a educação infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental. Direitos educacionais de crianças e jovens. Ensino de dança e educação em direitos humanos. Ensino de dança, relações de diferença e igualdade de gênero e de orientação sexual. Diferença e Igualdade de Faixa Geracional.

Objetivos

Objetivo Geral:

Aprofundar ações de planejamento e sistematização de atividades e vivências de dança para crianças;
Atuar a partir de uma perspectiva lúdica, inclusiva e plural de acordo com os diferentes contextos escolares.

Conteúdo Programático

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • ALMEIDA, Fernanda de Souza. Dança e educação: 30 experiências lúdicas com crianças. São Paulo: Summus, 2018.
  • CONE, Theresa Purcell; CONE, Stephen L. Ensinando dança para crianças. 3. ed. Barueri: Manole, 2015.
  • MARQUES, Isabel. Interações: crianças, dança e escola. São Paulo: InterAçoes, 2012.
  • STRAZZACAPPA, Marcia. Entre arte e docência: a formação do artista da dança. Campinas: Papirus, 2006.
  • TADRA, Débora Sicupira Arzua et al. Linguagem da dança. Curitiba: InterSaberes, 2012.

Bibliografia Complementar:

  • ALMEIDA, Fernanda de Souza. Que dança é essa? Uma proposta para a educação infantil. São Paulo: Summus, 2016.
  • ANDRADE, Carolina Romano de; GODOY, Kathya Maria Ayres de. Dança com crianças: propostas, ensino e possibilidades. Curitiba: Apprys, 2018.
  • BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Brasília: MEC, SEB, 2010. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=9769- diretrizescurriculares-2012&category_slug=janeiro-2012-pdf&Itemid=30192
  • BRASIL. Secretaria da Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: arte. Brasília: MEC/SEF, 1997. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro06.pdf
  • CORRÊA, Josiane Franken; MARTINS, Iassanã; SANTOS, Vera Lúcia Bertoni dos. Concepções pedagógicas e o ensino de dança na escola. Revista da Fundarte. 2017. Disponível em: http://www.seer.fundarte.rs.gov.br/index.php/RevistadaFundarte/article/view/456
  • FERREIRA, Sueli (Org.). O ensino das artes: construindo caminhos.10ª ed. Campinas, SP: Papirus, 2012.
  • FERREIRA, Taís FALKEMBACH, Maria. Teatro e Dança nas Séries Iniciais. Porto Alegre: Mediação, 2012.
  • MÖDINGER, Carlos Roberto et al. Práticas pedagógicas em Artes: espaço, tempo e corporeidade. Erechim: Edelbra, 2012.
  • RENGEL, Lenira. Os temas de movimento de Rudolf Laban (I-II-III-IV-VVI-VII-VIII): modos de aplicação e referências. São Paulo: Annablume, 2008.

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