Nome da Atividade
COMPOSIÇÃO COREOGRÁFICA II
CÓDIGO
05001122
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
2
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Processo e análise de criação coreográfica, relação coreógrafo e bailarinos, fruição em dança e composição coreográfica na escola.

Objetivos

Objetivo Geral:

Desenvolver/ampliar habilidades de composição de dança na interação com outros corpos; Conceituar e desenvolver a noção de intérprete-criador em dança; Estudar as possibilidades de inter-relação coreógrafo-bailarinos; Estudar e desenvolver processos de criação; Estudar possibilidades de organização de grupo: criação centralizada, criação coletiva, criação colaborativa; Elaborar ferramentas de composição coreográfica; Elaborar uma composição coreográfica em todas suas fases: concepção, processo e
finalização da obra; Analisar e propor possibilidades de composição coreográfica na escola.

Conteúdo Programático

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • BOGART, Anne. A preparação do diretor: sete ensaios sobre arte e teatro. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2011. 154 p.
  • BOGART, Anne; LANDAU, Tina. O livro dos viewpoints: um guia prático para viewpoints e composição. São Paulo: Perspectiva, 2017. 254 p.
  • FERREIRA, Taís; FALKEMBACH, Maria Fonseca. Teatro e dança nos anos iniciais. Porto Alegre: Mediação, 2012. 136 p.
  • PRESTON-DUNLOP, Valerie. Looking at dances: a choreological perspective on choreography. Hampshire ( England ): Noverre Press, 2014. 216 p.
  • SMITH-AUTARD, Jacqueline Mary. Dance composition: a practical guide to creative success in dance making. 5. ed. London: A & C Black, c1992. 128 p.

Bibliografia Complementar:

  • NEVES, Neide. Klauss Vianna: estudos para uma dramaturgia corporal. São Paulo: Cortez, 2008. 111 p.
  • LEPECKI, André.Planos de composição. In: Greiner, C. Espírito Santo, C. Sobral, S. Criações e Contextos - Rumos Dança - 2009/2010. Páginas 14 - 20. Disponível em: https://issuu.com/itaucultural/docs/rumos_danca_criacoeseconexoes
  • PEREIRA, Antonia ; ISAACSSON, Marta ; TORRES, Walter Lima (Org.). Cena, corpo e dramaturgia: entre tradição e contemporaneidade. Rio de Janeiro: Pão e Rosas, 2012. 308 p.
  • RENGEL, Lenira. Os temas de movimento de Rudolf Laban (I-II-III-IV-VVI- VII-VIII): modos de aplicação e referências. São Paulo: Annablume, 2008. 92 p.
  • SEMINÁRIOS DE DANÇA, 5, 2011, Joinville.; ALVARENGA, Arnaldo et al.. Criação, ética, pa..ra..rá, pa..ra..rá: modos de criação, processos que desaguam em uma reflexão ética. Joinville: PDOIS, 2012. 186 p.

Página gerada em 04/12/2024 00:52:00 (consulta levou 0.123941s)