Nome da Atividade
METODOLOGIA DA PESQUISA EM ARTES
CÓDIGO
05001126
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Discussão em torno de diferentes concepções de ciência e produção do conhecimento. Estudo das abordagens e métodos de pesquisa.
Desenvolvimento das noções de normatização. A pesquisa em/com/sobre/de Artes.

Objetivos

Objetivo Geral:

Promover a inserção ao universo da pesquisa acadêmica em/com/sobre/de Artes através de noções básicas sobre ciência e a evolução da concepção de conhecimento científico como produção humana, apresentando as abordagens e tipos de pesquisa, junto as técnicas e normas para a elaboração dos trabalhos de graduação.

Conteúdo Programático

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • ANDERY, M. A .Para compreender a ciência. Rio de Janeiro: Espaço, 1988.
  • CHALMERS, Alan. O que é ciência afinal? São Paulo: Brasiliense, 1993.
  • DEMO, Pedro. Pesquisa: princípio científico e educativo. 12. Ed. São Paulo: Cortez,. 2006.
  • GIUSTI, Carmen Lúcia Lobo et al. Teses, dissertações e trabalhos acadêmicos: manual de normas da Universidade Federal de Pelotas. Pelotas 2006. 61f.
  • LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de Metodologia Científica. São Paulo: Atlas, 2010.
  • LAMPERT, E. (org.). Universidade na Virada do Século 21: ciência, pesquisa e cidadania. Porto Alegre: Sulina, 2000.
  • ZAMBONI, Silvio. A pesquisa em arte: um paralelo entre arte e ciência. 3. ed. Campinas: Autores Associados, 2006.

Bibliografia Complementar:

  • BRITES, Blanca, TESSLER, Elida (Org). O meio como ponto zero: metodologia da pesquisa em artes plásticas. Porto Alegre: Ed. UFRGS, 2002.
  • KÖCHE, José Carlos. Fundamentos de Metodologia Científica. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 1997.
  • MINAYO, Maria Cecília S.; DESLANDES, Suely F.; CRUZ NETO, Otávio. GOMES, Romeu. (Org.). Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. 13. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 1994.
  • BACHELARD, Gaston. O novo espírito científico. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1968 (Biblioteca Tempo Universitário, 12).
  • BRANDÃO, Carlos Rodrigues. A pergunta a várias mãos: a experiência da pesquisa no trabalho do educador. São Paulo: Editora Cortez, 2003.
  • DEMO, Pedro. Educar pela Pesquisa. Campinas: Autores Associados, 3ed. 1998.
  • SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do Trabalho Científico. 22. ed. São Paulo: Cortez, 2002.
  • SILVA, Dilma de Melo (Org.). Interdisciplinaridade, transdisciplinaridade no estudo e pesquisa da arte e cultura. São Paulo: Terceira Margem, 2010. 346 p.
  • YIN, Robert K. Estudo de caso: Planejamento e métodos. 4. ed. Porto Alegre: Bookman, 2010

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