Nome da Atividade
DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS FARMACÊUTICOS PARA USO VETERINÁRIO
CÓDIGO
12000404
Carga Horária
34 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
1
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
1
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CRÉDITOS
2

Ementa

Estudar o efeito das propriedades químicas, físicas e farmacológicas de substâncias ativas, as operações farmacêuticas e os processos de produção e caracterização de formulações e ao desenvolvimento de produtos farmacêuticos de uso veterinário.

Objetivos

Objetivo Geral:

-

Conteúdo Programático

- Desenvolvimento de produtos farmacêuticos de uso veterinário: geração do conceito; planejamento do produto; construção do produto e testes analíticos; construção do processo; produção-piloto; estudo de estabilidade; registro do produto e legislação.

- Classificação dos produtos farmacêuticos de uso veterinário; vias de administração de fármacos e considerações biofarmacêuticas; estudos de pré-formulação: características organolépticas; tamanho e distribuição de tamanho das partículas, forma e área superficial de sólidos particulados; solubilidade, dissolução e absorção; cristais e polimorfos; outras propriedades relevantes.

- Formulações líquidas: soluções injetáveis, soluções oral e externo, xaropes, suspensões e emulsões.

- Formulações sólidas: pós e saches, cápsulas e comprimidos.

- Formulações semissólidas: biscoitos, pastas orais, pomadas, cremes e géis; e produtos cosméticas: xampus, condicionadores, sabonetes e óleos.

- Formulações dermatológicos: a pele animal, possibilidades terapêuticas, formas farmacêuticas dermatológicas e legislação relativa à produtos veterinários.

- Estudo teórico-prático do desenvolvimento de um produto farmacêutico de uso veterinário relacionado a área de pesquisa do estudante participante.

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • ANSEL, H.C.; POPOVICH, N.G.; ALLEN, L.V. Farmacotécnica: formas farmacêuticas e sistemas de liberação de fármacos. 6° ed. São Paulo: Premier, 2013.
  • AULTON, M.E. (Ed.). Delineamento de formas farmacêuticas. 2 ed. Porto Alegre: Artmed, 2005.
  • LACHMAN, L.; LIEBERMAN, H.A.; KANIG, J.L. Teoria e prática na indústria farmacêutica. 3°ed. Lisboa: Fundação Calouste-Gulbenkian, 2001.
  • GRIBON, M. (Ed.) Pharmaceutical Pre-formulation and Formulation. New York: Informa Healthcare, 2009.
  • Farmacopéia Brasileira. 5 ed. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2010. http://www.anvisa.gov.br/hotsite/cd_farmacopeia/index.htm
  • Legislações sobre produtos veterinários disponíveis no site do MAPA. (http://www.agricultura.gov.br/assuntos/insumos-agropecuarios/insumos-pecuarios/produtos-veterinarios/legislacao)

Página gerada em 19/04/2024 07:12:15 (consulta levou 0.052786s)