Nome da Atividade
EDUCAÇÃO FÍSICA INCLUSIVA
CÓDIGO
13370163
Carga Horária
51 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
A DISTÂNCIA
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
1
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
3
CRÉDITOS
3

Ementa

Conhecer os aspectos relacionados ao processo inclusivo na escola. Caracterização da pessoa com deficiência, introdução à educação física adaptada, integração da pessoa com deficiência na sociedade. Aspectos metodológicos educação física adaptada.

Objetivos

Objetivo Geral:

Entender os aspectos voltados aos aspectos inclusivos de crianças e jovens com deficiência no contexto escolas e social. Identificar as questões de mudança de estilo de vida, compreender a necessidade da atividade física na vida do deficiente; identificar as necessidades dos deficientes em seus aspectos físicos, sociais e educacionais; discutir sobre as ações governamentais, refletir sobre o papel de futuro profissional de Educação Física junto ao deficiente; Vivenciar situações concretas de ensino/aprendizagem nos diversos locais que se realizam atividades Físicas; Planejar e ministrar atividades para deficientes e discutir e vivenciar o esporte adaptado e caracterizar os tipos de deficiências.

Conteúdo Programático

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • JOSEPH, P. Educação Física e esportes adaptados. São Paulo, Manole. 2002.
  • CASTRO, E. M. Atividade física adaptada. São Paulo, TECMED. 2006.

Bibliografia Complementar:

  • BONFIM, R. Vi. Educação Física e a criança com Síndrome de Down: algumas considerações. Sprint. Rio de Janeiro: 32–39, 1996.
  • FONSECA, V. Educação especial: programa de estimulação precoce: uma introdução às idéias de Feurstein. 2ª ed. Porto Alegre: ArtMed, 1995.
  • PEDRINELLI, V. J. et al. Educação Física e desporto para pessoas portadoras de deficiência. Brasília: MEC/ SEDES/SESI/ DN, 1994.
  • WERNER, T. Tendências da formação para Educação Física Adaptada abordagem, icônica ou da singularidade? in: COSTA, V. L. M. (Org.) Formação profissional universitária em Educação Física. Rio de Janeiro: Gama Filho, 285-315, 1997.

Página gerada em 27/03/2024 01:58:22 (consulta levou 0.062956s)