Nome da Atividade
DESIGN E ARTE NO IMAGINÁRIO DA CULTURA POP
CÓDIGO
05001207
Carga Horária
51 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA EXERCÍCIOS
1
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CRÉDITOS
3
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%

Ementa

Reflexão acerca das relações entre arte e design presentes em produtos midiáticos da cultura pop contemporânea como jogos, animações, quadrinhos, séries e cinema a partir do viés da cultura e do imaginário.

Objetivos

Objetivo Geral:

-

Conteúdo Programático

1. Sobre Imaginário
1.1 Imaginário nas Artes e Design
1.2 Imaginário na Cultura Pop
1.3 Imaginário e Fandoms

2. Design e arte no imaginário da cultura pop
2.1 Os meios contemporâneos
2.2 Design, arte e quadrinhos
2.3 Design, arte e series televisivas
2.4 Design, arte e jogos
2.5 Design, arte e música

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • FLUSSER, Vilem. O Mundo da Cdificado. São Paulo: Ubu Editora, 2017.
  • JOHNSON, Steven. Everything bad is good for you. New York: Penguin Group, 2004.
  • JENKINS, Henry. Cultura da Convergência. São Paulo: Aleph, 2009.
  • MAFFESOLI, Michel. O tempo das tribos – o declínio do individualismo nas sociedades de massa. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2014
  • SALEN, Katie, ZIMMERMAN, Eric. Regras do Jogo. São Paulo: Edgard Blucher, 2012.
  • SILVA, Juremir Machado. As tecnologias do imaginário. Porto Alegre: Sulina, 2012.

Página gerada em 10/12/2024 05:54:34 (consulta levou 0.068440s)