Nome da Disciplina
ESTUDOS AVANÇADOS EM APRENDIZAGEM MOTORA
CÓDIGO
0370102
Carga Horária
51 horas
Atividade Complementar
Não
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CRÉDITOS
3
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
1
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
3
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Estudar o processo de Aprendizagem Motora do ser humano e os fatores que a afetam, com enfoque na análise de pesquisas específicas da área.

Objetivos

Objetivo Geral:

Proporcionar ao aluno oportunidades para adquirir uma visão abrangente da pesquisa atual em Aprendizagem Motora, principalmente relacionada aos fatores que afetam a Aprendizagem Motora.

Conteúdo Programático

Visão geral sobre pesquisa em Aprendizagem Motora;
- Formas de avaliar a Aprendizagem Motora;
- Análise de pesquisas sobre a preparação de experiência de Aprendizagem;
- Análise de pesquisas sobre a estruturação de experiência de aprendizagem;
- Análise de pesquisas sobre feedback e experiência de aprendizagem;
- Prática de pesquisa em Aprendizagem Motora.

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • MAGILL, R. A. Aprendizagem Motora: conceitos e aplicações. São Paulo: Edgar Blücher. 2000.
  • SCHMIDT, R. A., WRISBERG, C. A. Aprendizagem e performance motora: uma abordagem da aprendizagem baseada no problema. Porto Alegre: ArtMed. 2001.
  • Tani, G., Meira Jr., C.M., Ugrinowitsch, H., Benda, R., Chiviacowsky, S., Corrêa, U. Pesquisa na área de comportamento motor: modelos teóricos, métodos de investigação, instrumentos de análise, desafios, tendências e perspectivas. Revista da Educação Física, 21, 329, 380, 2010.

Bibliografia Complementar:

  • Catuzzo, M.T.; Tani, G. (2009). Estudo da aprendizagem motora: uma pequena síntese histórica e algumas perspectivas para o seu desenvolvimento. Em: M.T. Catuzzo & G. Tani, Leituras em biodinâmica e comportamento motor: conceitos e aplicações. Pernambuco, EDUPE, 2009.
  • Tani, G. Aprendizagem Motora: tendências, perspectivas e problemas de investigação. Em: Go Tani (Ed.). Comportamento motor: Aprendizagem e desenvolvimento, Rio de Janeiro, Guanabara Koogan: 2005.
  • Wulf, G., Shea, C., & Lewthwaite, R. Motor skill learning and performance: a review of influential factors. Medical education, 44(1), 75-84, 2010.
  • Lewthwaite, Rebecca; Wulf, Gabriele. 10 Motor learning through a motivational lens. Skill Acquisition in Sport: Research, Theory and Practice, 2012.

Turmas Ofertadas

Turma Período Vagas Matriculados Curso / Horários Professores
M1 2018 / 2 50 21 Educação Física (Bacharelado)
Educação Física (Licenciatura)
Horários
ManhãTardeNoite
SEX08:50 - 09:40
10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
THABATA VIVIANE BRANDAO GOMES
Professor responsável pela turma

Página gerada em 10/12/2018 04:40:36 (consulta levou 0.091321s)