Nome da Atividade
MODELOS DE GESTÃO DO SERVIÇO ONCOLÓGICO
CÓDIGO
18890021
Carga Horária
51 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
51
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
51

Ementa

O estudo teórico-prático do conhecimento sobre modelos de gestão de serviços oncológicos norteados pelo sistema único de saúde que possibilite aos residentes de enfermagem atuar nas redes de atenção oncológica contribuindo com a equipe de saúde e o sistema de saúde em suas esferas (primário, secundário e terciário) .

Objetivos

Objetivo Geral:

O estudo teórico-prático do conhecimento sobre modelos de gestão de serviços oncológicos norteados pelo sistema único de saúde que possibilite aos residentes de enfermagem atuar nas redes de atenção oncológica contribuindo com a equipe de saúde e o sistema de saúde em suas esferas (primário, secundário e terciário) .

Conteúdo Programático

"• A ENFERMAGEM NOS MODELOS DE GESTÃO DOS SERVIÇOS DE SAUDE


"• INDICADORES DE QUALIDADE DOS SERVIÇOS PARA A GESTAO EM ENFERMAGEM


"• A ENFERMAGEM NA GESTÃO DOS RECURSOS PARA UNIDADE DE ALTA COMPLEXIDADE UNACON/CACON


"• A ENFERMAGEM NA AVALIAÇÃO DOS SERVIÇOS ONCOLÓGICOS

"

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • Almeida ,Celia . Projeto: Desenvolvimento de metodologia de avaliação do desempenho do sistema de saúde brasileiro (PRO-ADESS). Relatório Final. Rio de Janeiro, FIOCRUZ, Agosto de 2003. ARRETCHE, M. T. O Sistema de Proteção Social Brasileiro: em direção a um modelo descentralizado. In: Revista São Paulo em Perspectiva, 11(3), 2005. p. 20-31. BRASIL. Ministério da Saúde. Manual de Bases Técnicas da Oncologia – SIA/SUS - Sistema de Informações Ambulatoriais - Secretaria de Atenção à Saúde / Departamento de Regulação, Avaliação e Controle / Coordenação Geral de Sistemas de Informação – 11.ed. Brasília: 2010. 100p. BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Regulação, Avaliação e Controle de Sistemas. Caderno do Programa Nacional de Avaliação dos Serviços de Saúde – PNASS. Brasília: MS, 2004. BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Instituto Nacional de Câncer. Diretrizes do Modelo de Gestão do INCA. Rio de Janeiro: INCA, 2010. ________. Política Nacional de Atenção Oncológica. Rio de Janeiro: INCA, 2005. ________. Relatório de Gestão: 2009. Brasília: MS, 2009 BRITO, C. Avaliação do Tratamento da Paciente com Câncer de Mama nas Unidades Oncológicas do Sistema Público de Saúde no Estado do Rio de Janeiro. Dissertação de Mestrado. (Mestrado em Saúde Pública). Fundação Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro-Rio de Janeiro, 2004. GADELHA, M. I. P. Planejamento da Assistência Oncológica: um exercício de estimativas. In: Revista Brasileira de Cancerologia, 48(4), 2002. p. 533-543. KANAANE, R.; FILHO, A. F.; FERREIRA, M. G. Gestão Pública: planejamento, processos, sistemas de informação e pessoas. São Paulo: Atlas, 2010. Cecilio, L.C. O.; Merhy ,E. E. Integralidade do cuidado como eixo da gestão hospitalar. Campinas, março de 2003. Merhy, E. E.; Franco, T. B. ; Magalhães Júnior. H. M.. Integralidade e transversalidade das necessidades de saúde nas linhas de cuidado. Movimentos moleculares na micropolítica do trabalho em sa

Página gerada em 29/03/2024 05:03:30 (consulta levou 0.059022s)