Nome da Atividade
DIDÁTICA DA QUÍMICA II
CÓDIGO
12000444
Carga Horária
45 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
3
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
3
CRÉDITOS
3
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Apropriação e aplicação dos estudos do campo do Ensino de Química para as aulas do Ensino Médio. Dificuldades de aprendizagem em Química. Análise de materiais e recursos didáticos de química e sua apropriação em aulas de química: modelagem, experimentação, uso da informática, uso da mídia e produção de materiais inclusivos. Avaliação no processo de ensino e aprendizagem no ensino médio.

Objetivos

Objetivo Geral:

GERAL:
Planejar, desenvolver e analisar individual e coletivamente estratégias metodológicas, didáticas e pedagógicas para o Ensino de Química, visando o ensino para a aprendizagem de conceitos químicos desenvolvidos na docência de Química na Escola Básica e propostos pela comunidade de Ensino de Química.
ESPECÍFICOS:
- Discutir as principais dificuldades para a aprendizagem de química e planejar atividades teóricas e práticas para o
ensino de química.
-Reconhecer e utilizar diferentes recursos didáticos para os planejamentos de ensino.
-Planejar, apresentar e avaliar metodologias para o ensino de Química, no ensino médio.
-Planejar, apresentar e avaliar metodologias para práticas inclusivas no ensino de química.
-Discutir e elaborar distintos instrumentos de avaliação.

Conteúdo Programático

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • 1. ATKINS, Peter. Princípios de química questionando a vida moderna e o meio ambiente. Porto Alegre: ArtMed, 2018. Recurso online.
  • 2. Revista Química Nova na Escola. Sociedade Brasileira de Química. Acessível em: http://qnesc.sbq.org.br.
  • 3. Revista Química Nova. Sociedade Brasileira de Química. Acessível em: http://qn.sbq.org.br.
  • 4. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências (RBPEC). Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências (ABRAPEC). Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/issue/.
  • 5. Revista Ciência e Educação. Universidade Estadual Paulista. Acessível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1516-7313.

Bibliografia Complementar:

  • 1. BESSLER, Karl E. Química em tubos de ensaio uma abordagem para principiantes. São Paulo: Blucher, 2018. Recurso online.
  • 2. ASTOLFI, Jean-Pierre. A didática das ciências. São Paulo: Papirus, 2017.

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