Nome da Atividade
ESTÁGIO SUPERVISIONADO III
CÓDIGO
12000445
Carga Horária
75 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
2
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
5
CRÉDITOS
5
NOTA MÉDIA APROVACAO 7 / Sem
exame
CARGA HORÁRIA EXTENSÃO
3

Ementa

Planejamento de materiais e de aulas para a inclusão. Reflexões teóricas e práticas sobre a inclusão de alunos com necessidades educativas especiais em turmas de ensino médio. Docência compartilhada em espaço de ensino de Química que promova a inclusão de alunos com necessidades específicas. Direitos educacionais de adolescentes e jovens. Componente curricular vinculado ao Projeto de Extensão: “Professores de Química em formação com e na comunidade escolar”.

Objetivos

Objetivo Geral:

GERAL:
Realizar estágio supervisionado em instituição de Ensino Médio. Compartilhar o estágio com professor responsável em uma turma que possui aluno com necessidades educativas específicas. Planejar, executar e avaliar intervenções didáticas em aulas de Química, sob orientação de professor da universidade e supervisão de professor da escola.
ESPECÍFICOS:
- Planejar e desenvolver atividades de Ensino de Química para alunos com necessidades especiais e, sempre que possível, utilizar-se de alternativas metodológicas diversificadas.
- Desenvolver competências e habilidades para melhorar o desempenho de práticas escolares durante e após o estágio de regência.
- Planejar, em conjunto com o professor da escola e dos orientadores de estágio, as atividades para a regência de classe.
- Desenvolver ações com o desenvolvimento de aprendizagens conceituais, procedimentais e atitudinais, destacando o respeito aos direitos humanos, à diversidade e à inclusão no processo de ensino.
- Elaborar o relatório de Estágio com relatos e reflexões teóricas sobre a realidade da sala de aula e do contexto escolar, melhorando compreensões e ações sobre e na prática escolar.
- Socializar, com apresentação de relato e análise crítica, a prática de estágio supervisionado.

Conteúdo Programático

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • 1. LOPES, Maura Corcini. Inclusão & educação. São Paulo: Autêntica, 2013. Recurso online.
  • 2. SACRISTÁN, J. Gimeno. Compreender e transformar o ensino. 4. Porto Alegre: ArtMed, 2011. Recurso online
  • 3.. BRASIL. Lei 13.146/2015, de 06 de julho de 2015 - Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Brasília, 2015.

Bibliografia Complementar:

  • 1. PASTORIZA et. al. Reflexões e Debates em Educação Química: Ações, Inovações e Políticas. Curitiba: CRV, 2017. 262 p.
  • 2. BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira. Brasília: MEC, 1996.
  • 3. BRASIL. Parecer CNE/CP nº 22/2019, aprovado em 7 de novembro de 2019 - Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica e Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica. Brasília: MEC, 2019.
  • 4. DIREITOS da infância, juventude, idoso e pessoas com deficiência. São Paulo Atlas 2014. Recurso online ISBN 9788522486021.
  • 5. SANTOS, Wildson L.; MALDANER, Otavio A. (Orgs.) Ensino de Química em Foco. Ijuí: Unijuí, 2010

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