Nome da Atividade
MODELAGEM HIDROLÓGICA
CÓDIGO
22000423
Carga Horária
68 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
SEMIPRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
1
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
2
CARGA HORÁRIA EAD
1
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4

Ementa

Introdução à modelagem hidrológica. Constituição e análise de séries hidrológicas com vistas à modelagem hidrológica. Constituição de banco de dados espacial usando Sistema de Informações Geográfica (SIG). Representação digital de bacias hidrográficas usando SIG. Análise espacial de variáveis necessárias para modelagem hidrológica. Modelagem hidrológica na escala de bacias hidrográficas. Avaliação de modelos hidrológicos.

Objetivos

Objetivo Geral:

Discutir sobre técnicas de modelagem aplicadas aos principais processos hidrológicos na escala da bacia hidrográfica com o suporte de ambientes computacionais adequados e já existentes, buscando fornecer soluções para auxiliar na engenharia hidrológica e na gestão de recursos hídricos.

Conteúdo Programático

1. Introdução à modelagem hidrológica: contextualização, aplicações, conhecimentos na área de hidrologia, bases conceituais sobre modelos hidrológicos, classificação de modelos hidrológicos, necessidade de banco de dados para modelagem hidrológica, modelagem dinâmica, integração de modelos hidrológicos em Sistemas de Informações Geográficas, exemplos de modelos hidrológicos.

2. Constituição e análise de séries hidrológicas com vistas à modelagem hidrológica: aspectos conceituais, disponibilidade de dados hidrometeorológicos, técnicas para constituir séries hidrológicas, análise de consistência, representação gráfica, estatísticas descritivas básicas, pré- requisitos estatísticos de uma série hidrológica destinada à modelagem hidrológica, softwares disponíveis.

3. Constituição de banco de dados espacial usando Sistema de Informações Geográficas (SIG): conceitos fundamentais, integração de hidrologia e SIG, tipos de estrutura de dados espaciais, rede de monitoramento com informações pontuais, topografia, rede de drenagem, solos, uso do solo, exemplos de banco de dados em ambiente SIG.

4. Representação digital de bacias hidrográficas usando Sistema de Informações Geográficas (SIG): generalidades, fontes de dados para geração do modelo digital de elevação (MDE), métodos para criação de MDE, procedimentos para a geração do MDE hidrologicamente consistente (MDEHC), delimitação de bacias hidrográficas e sub-bacias hidrográficas, extração de características do relevo e da rede de drenagem a partir do MDEHC, representação de diferentes características de bacias hidrográficas, exemplos em ambiente SIG.

5. Análise espacial de variáveis necessárias para modelagem hidrológica: bases conceituais, procedimentos de interpolação, softwares disponíveis, aplicações de análise espacial para modelagem hidrológica.

6. Modelagem hidrológica na escala de bacias hidrográficas: modelagem de diferentes processos hidrológicos em bacias hidrográficas, predição de variáveis hidrológicas em bacias hidrográficas, aplicações com modelos hidrológicos.

7. Avaliação de modelos hidrológicos: desenvolvimento do modelo, processos hidrológicos analisados, parametrização, dificuldades de utilização, medidas de desempenho de modelos hidrológicos, análise de sensibilidade, técnicas de calibração, técnicas de validação, análise de incertezas, simulação hidrológica usando modelos.

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • Mello, C. R.; Silva, A. M.; Beskow, S. Hidrologia de superfície: princípios e aplicações. 2ª ed. Lavras: Editora da UFLA, 2020. 531p.
  • Beven, K. J. Rainfall-runoff modelling: the primer. 2ª ed. Chichester: John Wiley & Sons, 2012. 488p.
  • Chow, V. T.; Maidment, D. R.; Mays, L. W. Applied hydrology. McGraw-Hill, 1988. 588p.
  • Tucci, C. E. M. Modelos hidrológicos. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2ª ed, 2006.
  • Naghettini, M.; Pinto, E. J. A. Hidrologia estatística. Belo Horizonte: CPRM, 2007. 552p.
  • Singh, V. P.; Fiorentino, M. Geographical Information Systems in Hydrology. Dordrecht: Kluwer Academic Publishers, 2010. 468p.

Bibliografia Complementar:

  • Maidment, D. R. Handbook of hydrology. New York: McGraw-Hill, 1993. 1400p.
  • Shaw, E. M.; Beven, K. J.; Chappell, N. A.; Lamb, R. Hidrology in practice. 4ª ed. Abingdon: Spon Press, 2011. 546p.
  • Naghettini, M. (Editor). Fundamentals of statistical hydrology. 1ª ed. Springer, 2016. 674p.
  • Singh, V. P.; Frevert, D. K. (Editors). Watershed models. Boca Raton: Taylor & Francis, 2006. 680p.
  • Vieux, B. E. Distributed hydrologic modeling using GIS. 3ª ed. Dordrecht: Springer, 2016. 262p.
  • Periódico: Revista Brasileira de Recursos Hídricos
  • Periódico: Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental
  • Periódico: Journal of Hydrology
  • Periódico: Journal of Hydrology: Regional Studies
  • Periódico: Catena
  • Periódico: Water Resources Management
  • Periódico: Journal of Hydrologic Engineering
  • Periódico: Hydrological Processes
  • Periódico: Hydrological Sciences Journal
  • Periódico: Environmental Modeling & Software

Turmas Ofertadas

Turma Período Vagas Matriculados Curso / Horários Professores
1 2024 / 1 3 2 Recursos Hídricos (Doutorado)
Horários
ManhãTardeNoite
SEX08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
SAMUEL BESKOW
Professor responsável pela turma

Página gerada em 18/04/2024 18:38:12 (consulta levou 0.063489s)