Nome da Atividade
BIOINFORMÁTICA ESTRUTURAL E QUIMIOINFORMÁTICA
CÓDIGO
22000494
Carga Horária
45 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CARGA HORÁRIA EAD
1
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
3
CRÉDITOS
3
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Será promovido o estudo de técnicas de análise in silico de estruturas biomoleculares,com foco na aquisição de conhecimentos técnicos pertinentes na biotecnologia e quimioinformática moderna, como predição de estrutura de proteínas, docking molecular e dinâmica molecular.

Objetivos

Objetivo Geral:

Gerais: Apresentar as principais metodologias para análise estrutural de biomoléculas e predição de características de importância farmacológica in silico.
Específicos: Apresentar os principais metodologias para determinação de estruturas. Apresentar metodologias para simulação do comportamento e interação entre moléculas in silico. Apresentar as principais metodologias para predição de características farmacocinéticas.

Conteúdo Programático

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • Cai, W et al. Protein-protein interaction. Disponível online em: https://doi.org/10.5772/2679. Data de acesso: 17 de novembro de 2021.
  • Verli, H. Bioinformática: da Biologia à Flexibilidade Molecular. Disponível online em: https://www.ufrgs.br/bioinfo/ebook/. Data de acesso: 17 de novembro de 2021.
  • Vlachakis, D. Molecular Docking. Disponível online em: https://doi.org/10.5772/intechopen.69830 . Data de acesso: 18 de novembro de 2021.

Bibliografia Complementar:

  • Artigos disponíveis no PubMed. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/
  • Artigos (preprints) disponíveis no Arxiv. https://arxiv.org/
  • Artigos (preprints) disponíveis no Biorxiv. https://www.biorxiv.org/
  • Chang et al. BioPython tutorial and Cookbook. Disponível online em: http://biopython.org/DIST/docs/tutorial/Tutorial.html. Data de acesso: 17 de novembro de 2021.
  • Tutoriais de Dinâmica Molecular. http://www.mdtutorials.com/gmx/

Página gerada em 24/04/2024 23:10:32 (consulta levou 0.066475s)