Nome da Atividade
CURRÍCULO E TRABALHO DOCENTE
CÓDIGO
13370164
Carga Horária
51 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
3
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
3
CRÉDITOS
3
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%

Ementa

Interfaces entre currículo, trabalho docente e Educação Física. Conceitos e teorias de currículo. Relações das teorias curriculares com a Educação Física. Caracterização do processo de trabalho docente. O trabalho docente na Educação Física.

Objetivos

Objetivo Geral:

não necessita essa informação.

Conteúdo Programático

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • BALL, S. J. Profissionalismo, Gerencialismo e Performatividade. Cadernos de Pesquisa, v. 35, n. 126, set./dez. 2005. https://doi.org/10.1590/S0100-15742005000300002
  • BALL, S.J. Performatividades e Fabricações na Economia Educacional: rumo a uma sociedade performativa. Educação & Realidade. v.35, n.2, p.37-55, 2010. https://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/article/view/15865
  • BOBBITT, John Franklin. O método científico na construção do currículo. In: ____. O currículo. Porto: Didáctica Editora. 2004. p. 73-81.
  • BOTH, J.; NASCIMENTO, J.V.N. Intervenção profissional na educação física escolar: considerações sobre o trabalho docente. Movimento, v.15, n.2, 2009. https://doi.org/10.22456/1982-8918.3046
  • FIDALGO, F.; OLIVEIRA, M.A.M. (Org.). A Intensificação Trabalho docente: tecnologias e produtividade. Campinas: Papirus, 2009.
  • FERREIRA, L.; S.; CALHEIROS, V.C.; ZIMERMMANN, A.P.R. Análise dos movimentos de sentidos em produções sobre “trabalho pedagógico”, “trabalho dos professores”, “trabalho docente” em artigos sobre educação física. Educativa. Goiânia, v. 23, p. 1-21, 2020. http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/8666
  • GARCIA, Maria M. A; HYPOLITO, Álvaro M.; VIEIRA, Jarbas S. As identidades docentes como fabricação da docência. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 31, n. 1, p. 45-56, jan./abr. 2005. https://doi.org/10.1590/S1517-97022005000100004
  • HAMILTON, D. Sobre as origens dos termos classe e curriculum. Teoria & Educação, n.6, p.33-52, 1992.
  • HYPOLITO, A.M.; VIEIRA; J.S.; PIZZI, L.C.V. Reestruturação curricular e autointensificação do trabalho docente. Currículo sem Fronteiras, v.9, n.2, pp.100-112, Jul/Dez 2009. http://www.curriculosemfronteiras.org/vol9iss2articles/hypolito-vieira-pizzi.pdf
  • HYPOLITO, A.M.; VIEIRA, J.S.; LEITE, M.C.L. Currículo, Gestão e Trabalho Docente. Revista e-curriculum, São Paulo, v.8, n.2, p.1-16, 2012. https://revistas.pucsp.br/curriculum/article/view/10989
  • HYPOLITO, A.M. Trabalho Docente, Classe Social e relações de Gênero. Campinas/SP: Papirus, 1997. http://oikoseditora.com.br/files/Trabalho%20docente%20-%20Classe%20social%20e%20Rela%C3%A7%C3%B5es%20de%20g%C3%AAnero%20-%20%C3%81LVARO%20HYPOLITO%20-%20E-book.pdf
  • LHA, F.R.S. As condições de emergência histórica na construção dos currículos da Educação Física: os discursos curriculares em questão. Revista Eletrônica Pesquiseduca. Políticas educacionais, formação de professores e perspectivas críticas na pesquisa em educação, v.11, n.25, p.297-493, 2019. https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/917
  • LOPES, A.C.; MACEDO, E. Teorias de currículo. São Paulo: Cortez, 2011.
  • LÜDKE, M.; BOING, L.A. Do trabalho à formação de professores. Cadernos de Pesquisa [online]. 2012, v. 42, n. 146 [Acessado 12 Agosto 2021] , pp. 428-451. Disponível em: . Epub 11 Out 2012. ISSN 1980-5314. https://doi.org/10.1590/S0100-15742012000200007.
  • MAUÉS, Olgaíses. Regulação educacional, formação e trabalho docente. Disponível em: . Acesso em 27 de junho de 2015.
  • NEIRA, M.G; NUNES, M.L. Educação Física, currículo e cultura. São Paulo: Phorte, 2009.
  • NEIRA, M. G. O currículo cultural da Educação Física: uma resposta aos dilemas da contemporaneidade. Revista Linhas, Florianópolis, v. 16, n. 31, p. 276 - 304, 2015. Disponível em: https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723816312015276.
  • NEIRA, M. G. Teorias pós-críticas da educação: subsídios para o currículo da Educação Física. Dialogia, São Paulo, n. 14, p. 195-206, 2011.https://doi.org/10.5585/dialogia.N14.3112
  • NEIRA, M.N. O currículo cultural da educação física: pressupostos, princípios e orientações didáticas. Revista e-curriculum, v.30, n.1, 2018. http://dx.doi.org/10.23925/1809-3876.2018v16i1p4-28
  • NUNES; C.P.; OLIVEIRA, D.O. Trabalho, carreira, desenvolvimento docente e mudança na prática educativa. Educ. Pesqui. 43 (1) • Jan-Mar 2017. https://doi.org/10.1590/S1517-9702201604145487
  • OLIVEIRA, D.A. A reestruturação do trabalho docente: precarização e flexibilização. Educação & Sociedade, Campinas, vol. 25, n. 89, p. 1127-1144, Set./Dez. 2004. https://www.scielo.br/j/es/a/NM7Gfq9ZpjpVcJnsSFdrM3F/?lang=pt&format=pdf
  • OLIVEIRA, D. A.; DUARTE, A. M. C.; VIEIRA, L. M. F. (Orgs.). Dicionário de trabalho, profissão e condição docente. Belo Horizonte: UFMG/Faculdade de Educação, CD-ROM, 2010. Disponível em: https://gestrado.net.br/dicionario-de-verbetes/
  • SILVA, T.T. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autêntica, 1999.
  • SOUZA, S.P.; NASCIMENTO, P.R.B.; FENSTERSEIFER, P.E. Atuação docente em Educação Física escolar: entre investimento e desinvestimento pedagógico. Motrivivência, v.30, n.54, 2018. https://doi.org/10.5007/2175-8042.2018v30n54p143
  • REIS, N.S.; CASTRO; P.A.; CARDOZO, B.N.C.; NUNES, M.L. A produção de conhecimento sobre trabalho docente no Brasil: uma revisão da literatura especializada no assunto. Revista entreideias, Salvador, v. 9, n. 2, p. 8-112, maio/ago 2020.
  • TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 8 ed. Petrópolis, RJ: vozes, 2007.
  • TARDIF, Maurice; LASSARD, Claude. O trabalho docente: elementos para uma teoria da docência como profissão de interações humanas. 6 ed. Petrópolis, RJ: vozes, 2011.
  • VEIGA-NETO, A. Crise da modernidade e inovações curriculares: da disciplina para o controle. Revista de Ciências da Educação, n.7, p.141-150, 2008. http://sisifo.ie.ulisboa.pt/index.php/sisifo/article/view/126/0
  • VIEIRA, J.S. Currículo (Rastros, Histórias, Blasfêmias, Dissoluções, Deslizamentos, Pistas). Debates em Educação. Maceió, v. 1, n. 2 Jul./Dez. 2009. https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/53
  • VIEIRA, J.S. Política educacional, currículo e controle disciplinar (implicações sobre o trabalho docente e a identidade do professorado). Currículo sem Fronteiras, v.2, n.2, pp.111-136, Jul/Dez 2002. http://www.curriculosemfronteiras.org/vol2iss2articles/jarbas.pdf?origin=publication_detail

Turmas Ofertadas

Turma Período Vagas Matriculados Curso / Horários Professores
59 2022 / 2 50 16 Educação Física (Mestrado acadêmico)
Educação FÍsica (Doutorado)
Horários
ManhãTardeNoite
SEX08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
FRANCIELE ROOS DA SILVA ILHA
Professor responsável pela turma

Página gerada em 08/08/2022 21:51:43 (consulta levou 0.079523s)