Nome da Atividade
EDUCAÇÃO FÍSICA E MEIO AMBIENTE
CÓDIGO
0380057
Carga Horária
51 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CRÉDITOS
3
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
1
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
2
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
3
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
Ementa
A disciplina de Educação Física e Meio Ambiente compreende o estudo, análise e proposições ambientais através da Educação Física no ensino formal.
Objetivos
Objetivo Geral:
Capacitar o futuro profissional da área da Educação Física a: conceituar Educação ambiental, Meio Ambiente, ecologia e Educação Física compreendendo suas relações.Conteúdo Programático
- Educação Física, ecologia, Meio Ambiente e educação ambiental: fundamentação e considerações
- A educação ambiental e a formação de professores.
- A Política Nacional de Educação Ambiental.
- A educação ambiental e a Educação Física:
- Educação Física e Meio Ambiente.
- Educação Física, educação ambiental e transversalidade.
- A educação ambiental e a formação de professores.
- A Política Nacional de Educação Ambiental.
- A educação ambiental e a Educação Física:
- Educação Física e Meio Ambiente.
- Educação Física, educação ambiental e transversalidade.
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- BRONFEMBRENNER, U. A ecologia do desenvolvimento humano: experimentos naturais e planejados. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996.
- DIAS, C. A. G. Em busca da aventura: múltiplos olhares sobre o esporte, lazer e natureza. Niterói: UFF, 2009
- TAVARES, F. J. P. Educação Física e Educação Ambiental: fundamentação e proposições. Pelotas: Editora e Gráfica Universitária, 2009.
Bibliografia Complementar:
- BECK S. A. aventura de caminhar: um guia p/ caminhadas e excursionismo. São Paulo: Agora, 1989
- BECK S. Com unhas e dentes. 2ed. São Paulo: Summus, 2002.
- DIAS, CAG. Em busca da aventura: múltiplos olhares sobre o esporte, lazer e natureza. Niterói: UFF, 2009. REQUIÃO, C. Manual do Excursionismo. São Paulo, Nobel, 1991.
- REQUIÃO, C. Manual do Excursionismo. São Paulo, Nobel, 1991.