Nome da Atividade
EDUCAÇÃO AMBIENTAL
CÓDIGO
22000555
Carga Horária
45 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
3
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
3
CRÉDITOS
3
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Estudo do significado da educação ambiental, das relações entre a sociedade e a natureza, e da educação ambiental como tema transversal. Conhecimento de formas de abordagem da educação ambiental e didática de ensino. Conhecimento da Política nacional de educação ambiental. Compreender a educação ambiental como meio de transformação pessoal e do meio. Conhecer práticas e projetos de educação ambiental. Apresentar e discutir formas de inclusão a partir da educação ambiental.

Objetivos

Objetivo Geral:

- Possibilitar a compreensão da educação ambiental como meio de transformação da sociedade através de atividades práticas e projetos.
- Apresentar os diferentes significados da educação ambiental e as estratégias de trabalho e abordagem deste assunto.
- Conhecer diferentes ferramentas para desenvolver a educação ambiental.
- Discutir a Política nacional de educação ambiental.
- Apresentar e discutir a educação ambiental como tema transversal.

Conteúdo Programático

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • BRASIL. Lei n. 9.795, de 27 de abril de 1999. Dispõe sobre a educação ambiental, institui a Política Nacional de Educação Ambiental e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9795.htm. Acesso em: 21 de ago. De 2019.
  • BRASIL. MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE. Educação ambiental por um Brasil sustentável: ProNEA, marcos legais e normativos (recurso eletrônico). Brasília, DF: Ministério do Meio Ambiente – MMA, Ministério da Educação – MEC, 2018. 104 p.
  • MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO. COORDENAÇÃO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL. A implantação da educação ambiental no Brasil. Brasília, 1998. 166 p.

Bibliografia Complementar:

  • CUNHA, M. I. O bom professor e sua prática. Campinas, SP: Papirus, 1989. 184 p.
  • DIAS, G. F. Atividades interdisciplinares de educação ambiental: práticas inovadoras de educação ambiental. 2. ed. rev. e atual. São Paulo: Gaia, 2006. 224 p.
  • FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática de pedagogia. São Paulo: Paz e Terra, 1996. 148 p.
  • LIBÂNIO, J. C. Didática. São Paulo: Cortez, 1991. 263 p.
  • MELLO, Soraia Silva de; TRAJBER, Rachel (coord.). Vamos cuidar do Brasil: conceitos e práticas em educação ambiental na escola. Brasília: Ministério da Educação, Coordenação Geral de Educação ambiental: Ministério do Meio Ambiente, Departamento de Educação Ambiental: UNESCO, 2007. 248 p.

Página gerada em 20/04/2024 09:02:47 (consulta levou 0.058905s)