Nome da Atividade
FOLCLORE E EDUCAÇÃO
CÓDIGO
17360121
Carga Horária
45 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
3
CARGA HORÁRIA EXTENSÃO
1
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CRÉDITOS
3
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Estudo teórico do Folclore e suas linguagens, aprofundando: categorias folclóricas; manifestações culturais, relações entre folclore e educação; Folclore e conteúdos escolares. Também envolve aulas práticas com oficinas pedagógicas de atividades e produção de material didático sobre folclore.

Objetivos

Objetivo Geral:

Objetivo Geral:
Estudar Folclore e suas diferentes manifestações, bem como suas relações com a educação através de estudos teóricos e de oficinas de produção de material pedagógico para os anos iniciais do Ensino Fundamental e para EJA.

Objetivos Específicos:
-Definir o que é Folclore
-Conhecer a Carta do Folclore brasileiro
-Identificar o fato folclórico e as manifestações folclóricas
-Reconhecer as diferentes linguagens do Folclore
-Resgatar a sabedoria popular
-Mapear elementos folclóricos presentes na memória individual e do grupo
-Estudar as relações entre: Folclore, Educação e conteúdos escolares
-Participar de oficinas de atividades folclóricas
-Produzir materiais didáticos para trabalhar Folclore
-Produzir materiais didáticos digitais para trabalhar Folclore
-Organizar mostra de trabalhos para expor a produção da disciplina

Conteúdo Programático

O que é Folclore
Carta do Folclore brasileiro
O fato folclórico
Manifestações Folclóricas
Folclore e linguagens
Folclore e sabedoria popular
Folclore e Memória
Folclore e Educação
Folclore e conteúdo escolar
Oficinas de atividades folclóricas
Oficinas de materiais didáticos para trabalhar Folclore
Mostra de trabalhos

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • ARAUJO, Alceu Maynard. Folclore Nacional III: Ritos, sabença, linguagem, artes populares e técnicas tradicionais. 3 ed. São Paulo: Martins Fontes, 2004.
  • BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O que é Folclore. São Paulo, editora brasiliense, 1982.
  • CARNEIRO, Edson. Dinâmica do folclore. São Paulo: Martins Fontes, 2008.
  • CARTA DO FOLCLORE BRASILEIRO. Comissão Nacional de Folclore. VIII Congresso Brasileiro de Folclore 12 16 de dezembro de 1995. Salvador, Bahia: [s.e.], 1995.
  • HOFFMANN, Carmen Anita; PEREIRA, Diego R.; MIRANDA, Rose Adriana A. de; JESUS, Thiago S. de Amorim. Cultura Folclore e Educação: a coletividade como condição de pertencimento. Pelotas: UFPel, 2014/02. In: Moodle.ifpel.edu.br.

Bibliografia Complementar:

  • FRANCHINI, A S. As 100 melhores lendas do folclore brasileiro. 2 ed. Porto Alegre, L&PM, 2012.
  • RIBEIRO, Paula Simon. Folclore: aplicação pedagógica. Porto Alegre: Martins Livreiro, 2000.
  • SCHIAVON, Carmem G. Burgert; SENNA, Adriana k. e SILVA, Rita de Cassia Portela da. (org.) Sul do Sul: memória, patrimônio e identidade -presença luso-açoriana em Rio Grande. Porto Alegre: EST Edições: 2011.

Turmas Ofertadas

Turma Período Vagas Matriculados Curso / Horários Professores
M1 2022 / 2 20 19 Todos Os Cursos
Horários
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ROSE ADRIANA ANDRADE DE MIRANDA
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