Nome da Atividade
MATEMÁTICA APLICADA À PEDAGOGIA I
CÓDIGO
17350189
Carga Horária
45 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
3
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
3
CRÉDITOS
3
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Estudo dos conceitos básicos de Matemática relacionados às unidades temáticas Números, Álgebra e Probabilidade e Estatística, contemplando o Sistema de Numeração Decimal, as quatro operações com números naturais, fracionários e decimais, raciocínio proporcional, pensamento algébrico e padrões, análise de dados e probabilidade.

Objetivos

Objetivo Geral:

Compreender os conceitos básicos de matemática. Revisar as quatro operações aritméticas e suas propriedades. Operar com números fracionários e decimais. Desenvolver o raciocínio proporcional e o pensamento algébrico. Reconhecer padrões matemáticos. Realizar análise de dados. Calcular probabilidades.

Conteúdo Programático

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • BOALER, Jo. O que a matemática tem a ver com isso? Como professores e pais podem transformar a aprendizagem da matemática e inspirar sucesso. [recurso eletrônico]. Porto Alegre: Penso, 2019.
  • PAIS, Luiz Carlos P. Ensinar e aprender Matemática. 2. ed. — 1. [recurso eletrônico]. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2013.
  • VAN DE WALLE, John A. Matemática no ensino fundamental formação de professores e aplicação em sala de aula. [recurso eletrônico]. Porto Alegre: Penso, 2019.

Bibliografia Complementar:

  • SMOLE, Kátia Stocco, DINIZ, Maria Ignez (org.). Materiais manipulativos para o ensino de frações e números [recurso eletrônico]. Porto Alegre: Penso, 2016. (Coleção Mathemoteca; v. 3).
  • SMOLE, Kátia Stocco e MUNIZ, Cristiano Alberto. A matemática em sala de aula: reflexões e propostas para os anos iniciais do ensino fundamental. [recurso eletrônico]. Porto Alegre: Penso, 2013.
  • SMOLE, Kátia Stocco, DINIZ, Maria Ignez (org.). Materiais manipulativos para o ensino do sistema de numeração decimal [recurso eletrônico]. Porto Alegre: Penso, 2016. (Coleção Mathemoteca; v. 1).

Página gerada em 21/10/2024 23:44:42 (consulta levou 0.066386s)