Nome da Atividade
PUBLICAÇÕES ARTÍSTICAS
CÓDIGO
05001393
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
2
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Compreensão de conceitos inerentes ao campo das publicações artísticas no contexto da arte contemporânea. Estudo de técnicas e métodos para edição de publicações independentes. Experimentação de processos multidisciplinares para o desenvolvimento de projetos artísticos pertinentes a esse campo de estudos. Elaboração de estratégias de apresentação, difusão, distribuição e democratização de trabalhos artísticos múltiplos.

Objetivos

Objetivo Geral:

Objetivo geral: Propiciar a compreensão de conceitos inerentes ao campo das publicações artísticas no contexto da arte contemporânea e propor a experimentação de processos multidisciplinares para o desenvolvimento de projetos artísticos relacionados a esse campo de estudos.

Objetivos específicos: ✔ Apresentar e discutir conceituações relativas ao campo das publicações e livros de artista; ✔ Compartilhar referências visuais relacionadas ao campo de estudo; ✔ Estimular a experimentação de diversos materiais e técnicas gráficas; ✔ Instigar a elaboração de trabalhos artísticos inerentes ao campo das publicações; ✔ Estudar estratégias de apresentação, difusão e distribuição de trabalhos artísticos múltiplos; ✔ Promover o desenvolvimento de práticas artísticas documentais: arquivos, anotações, cadernos de campo, registros fotográficos etc.

Conteúdo Programático

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • SILVEIRA, Paulo. A página violada: da ternura à injúria na construção do livro de artista. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2008. Disponível em: .
  • SILVEIRA, Paulo A. M. P. As existências da narrativa no livro de artista. 2008. Tese (Doutorado em Artes Visuais) – Instituto de Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2008. Disponível em: .
  • SOUSA, Márcia R. P. O livro de artista como lugar tátil. Florianópolis: Ed. UDESC, 2011.

Bibliografia Complementar:

  • CADOR, Amir Brito. O livro de artista e a enciclopédia visual. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2016.
  • CARRIÓN, Ulisses. El Arte Nuevo de Hacer Libros. Plural, México, feb. 1975, p. 33-38. Disponível em: .
  • CRISPE, Juliana; GOUDEL, Francine (Org.). Projeto Armazém. Florianópolis: Editora Caseira, 2019. REVISTA ESTUDIO: Livro de artista. Lisboa: Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa, vol. 3, n. 6, jul.-dez.2012. Disponível em: .
  • VENEROSO, Maria do Carmo; CADÔR, Amir Brito (Ed.). Perspectivas do livro de artista. Pós: Revista do Programa de Pós-Graduação em Artes da EBA/UFMG, v. 2, n. 3, maio 2012. Belo Horizonte: Universidade Federal de Minas Gerais, Escola de Belas Artes, 2012. Disponível em: .

Turmas Ofertadas

Turma Período Vagas Matriculados Curso / Horários Professores
M1 2024 / 1 8 8 Artes Visuais (Licenciatura)
Horários
ManhãTardeNoite
TER13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
HELENE GOMES SACCO
Professor responsável pela turma

Página gerada em 20/04/2024 05:07:44 (consulta levou 0.108020s)