Nome da Atividade
PRÁTICAS INTERDISCIPLINARES NA FORMAÇÃO EM SAÚDE
CÓDIGO
13370220
Carga Horária
30 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
1
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
2
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
1
CRÉDITOS
2
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
Ementa
Aborda o conceito do Sistema Único de Saúde (SUS), princípios, ações interdisciplinares em saúde, preceitos legais e políticas vigentes do sistema de saúde no Brasil. Engloba e a vivência prática com enfoque em ações desenvolvidas nos territórios da atenção primária à saúde (APS), de forma interdisciplinar e envolvendo estudantes e docentes dos dez cursos da área da saúde da UFPel.
Objetivos
Objetivo Geral:
Oportunizar ao (à) acadêmico(a) o acesso ao conhecimento teórico e prático, interdisciplinar, de vivências em atenção primária, por meio de ações interprofissionais na área da saúdeConteúdo Programático
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- BRASIL. Lei 8080 de 19 de setembro de 1990. Dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes e dá outras providências. Diário Oficial da União 1990; set 20.
- BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Etapa Técnica da Política Nacional de Humanização. Clínica ampliada, equipe de referência e projeto terapêutico singular – 2. ed. – Brasília: Ministério da Saúde, 2007. 60 p.: il. color. – (Série B. Textos Básicos de Saúde).
- BRITO GEG, MENDES ACG, NETO PMS. O objetivo do trabalho na Estratégia Saúde da Família. Rev Interface – Comunicação, Saúde, Educação. 2018; vol. 22, n. 64,
Bibliografia Complementar:
- BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Saúde mental. Brasília: Ministério da Saúde, 2013.
- BRASIL. Ministério da Saúde. Estratégia para o cuidado da pessoa com doença crônica. Brasília: Ministério da Saúde, 2014. (Cadernos de Atenção Básica, n. 35
- BRASIL. Ministério da Saúde. Saúde bucal. Brasília: Ministério da Saúde, 2006. (Cadernos de Atenção Básica, n. 17) (Série A. Normas e Manuais Técnicos).
- BRASIL. Ministério da Saúde. Política Nacional de Alimentação e Nutrição. Brasília: Ministério da Saúde, 2012. (Série B. Textos Básicos de Saúde).
- BACICH L, Moran J. (Org.) Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórica-prática. Porto Alegre: Penso, 2018.