Nome da Atividade
LITERATURA SURDA I
CÓDIGO
20000709
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
CRÉDITOS
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

A introdução da história da Literatura Surda no Brasil. A questão do termo/conceito da Literatura Surda e em Línguas de Sinais. Analisar as publicações sobre Literatura Surda produzidas no Brasil e da Literatura de forma geral em língua de sinais. Análise de gêneros literários: estrutura e funções em Língua de Sinais.

Objetivos

Objetivo Geral:

Introduzir o conceito Literatura Surda e conhecer as produções literárias Surdas, através dos diferentes gêneros, em Língua de Sinais e Libras. Este componente curricular desenvolverá atividades e conteúdos que abordem a dimensão pedagógica da formação do futuro professor de Libras e Literatura Surda.

Conteúdo Programático

1 - Gêneros de Literatura Surda e em Línguas de sinais
2 - Conceito de literatura surda e literatura sinalizada
2.1. Literatura não escrita e literatura que apresenta a cultura visual da comunidade surda.
3 - A língua estética sinalizada. O que há na literatura sinalizada que falta na literatura escrita?
4 - Os contextos de literatura surda e sinalizada.
5 - Literatura surda escrita: conteúdos dos livros e a língua apresentada neles.
6 - Literatura ‘oral’ e Folclore.
6.1. Funções de folclore e suas formas e estruturas linguísticas.
7 - Literatura na sala de aula
7.1. O ensino de literatura surda nas salas de aula.

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • KARNOPP, Lodenir. Produções culturais de surdos- análise de literatura surda. Cadernos de Educação: Educação de Surdos, Ano 19, n. 36, p. 155-174, 2010. Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/caduc/article/view/1605 Acesso em 10/08/2023. Revista Espaço, Dossiê nº 56, período Jul-Dez (2021), "Cultura Surda na contemporaneidade: (Re)significações". Rio de Janeiro: INES, 2021. Disponível em: https://seer.ines.gov.br/index.php/revista-espaco/issue/view/144/114 Acesso em: 28/11/2023. SUTTON-SPENCE, Rachel Literatura em libras [livro eletrônico]; [tradução Gustavo Gusmão]. 1. ed. Petrópolis, RJ: Editora Arara Azul, 2021. Disponível em: http://www.literaturaemlibras.com/leitura-impressa/ Acesso em 10/08/2023.

Bibliografia Complementar:

  • CAMPOS, K. de A. Literatura de cordel em Libras: os desafios de tradução da literatura nordestina pelo tradutor surdo. Dissertação (Mestrado em Tradução) - Programa de Pós-Graduação em Estudos da Tradução da Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2017. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/185578 Acesso em: 10/08/2023. HESSEL, C. S. Literatura Surda: análise da circulação de piadas clássicas em Línguas de Sinais. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2015. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/131069 Acesso em: 10/08/2023. KARNOPP, L. B.; HESSEL, C. S. Humor na literatura surda. Educar em Revista. no.spe-2, 2014. Disponível em: https://www.scielo.br/j/er/i/2014.nspe-2/ Acesso em: 10/08/2023. MACHADO, F.; de A.; Antologia da poética de Língua de Sinais Brasileira. Tese (Doutorado em Estudos da Tradução) - Pós-Graduação em Estudos da Tradução da Universidade Federal de Santa Catarina, 2017. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/194013 Acesso em: 10/08/2023. MOURÃO, C. H. N. Literatura Surda: Experiência das Mãos Literárias. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2016. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/151708 Acesso em: 10/08/2023.

Página gerada em 21/11/2024 06:02:13 (consulta levou 0.072980s)