Nome da Atividade
LÍNGUA PORTUGUESA COMO L2 PARA SURDOS
CÓDIGO
20000716
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
2
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
Ementa
Aspectos metodológicos do ensino da Língua Portuguesa como segunda língua, por meio do contexto e textualização em sinais articulados com o uso da língua e da prática da análise linguística. Introdução aos estudos léxico-gramaticais da Língua Portuguesa na perspectiva de segunda língua.
Compreensão da escrita de L2. Avaliação da escrita de L2. Uso de recursos expressivos da língua que convêm às condições de produção do discurso e às finalidades e objetivos do texto: expressões orais. Estratégias de ensino de Língua Portuguesa como L2 para a segunda etapa do ensino fundamental e ensino médio.
Compreensão da escrita de L2. Avaliação da escrita de L2. Uso de recursos expressivos da língua que convêm às condições de produção do discurso e às finalidades e objetivos do texto: expressões orais. Estratégias de ensino de Língua Portuguesa como L2 para a segunda etapa do ensino fundamental e ensino médio.
Objetivos
Objetivo Geral:
Compreender como se dá o processo de leitura e escrita da Língua Portuguesa como L2 para surdos, bem como nas estratégias metodológicas utilizadas para essa aprendizagem. Neste componente curricular serão desenvolvidas práticas que propiciem vivência de situações que são específicas e características da futura prática profissional como professores de Libras e Literatura Surda.Conteúdo Programático
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- BOTELHO, P. Linguagem e Letramento na Educação de Surdos, ideologias e práticas pedagógicas ed. 4. Belo Horizonte; Autêntica, 2015. [recurso online: biblioteca digital UFPel]. FARIA-NASCIMENTO, Sandra Patrícia de [et al.] Proposta Curricular para o Ensino de Português Escrito como Segunda Língua para Estudantes Surdos da Educação Básica e do Ensino Superior. [livroeletrônico] Caderno introdutório. Brasília: Secretaria de Modalidades Especializadas de Educação: DIPEBS/SEMESP/MEC, 2021. Disponível em: https://www.gov.br/mec/pt- br/acesso-a-informacao/institucional/estrutura_organizacional/org aos-especificos-singulares/secretaria-de-modalidades-especializadas-de- educacao/psls Acesso em:14/11/2023. ALVES, E. O. Português como Segunda Língua para Surdos: Iniciando uma Conversa. João Pessoa: Ideia,2020.
Bibliografia Complementar:
- AMORIM, M. A. C. O processo ensino-aprendizagem do português como segunda língua para surdos: os elementos conectores conjuntivos. Tese (Doutorado em Letras) PUC-Rio, 2004. Disponível em: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?trSecao=resultado&nrSeq=4976@ 1 Acesso em:14/11/2023. GÓES, M. C. R. Linguagem, surdez e educação. 2ed. Campinas (SP): Autores Associados: 1999. QUADROS. R. M. Idéias para ensinar português para surdos. Brasilia: MEC, SEESP, 2006. Disponível em: https://www.gov.br/mec/pt-br/publicacoes- secretarias/semesp/ideias-para-ensinar-portugues-para-alunos-surdos Acesso em:14/11/2023. SILVA, Marília da Piedade Martinho. A construção de sentidos na escrita do aluno surdo. São Paulo: Plexus, 2001. SALLES, Heloisa Maria Moreira Lima... [etal] Programa Nacional de Apoio à Educação de Surdos. Ensino de Língua Portuguesa para Surdos: Caminhos para a Prática Pedagógica. Volume2. Brasília: MEC, SEESP, 2004. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/ Acesso em:01.10.2024.