Nome da Atividade
LITERATURA SURDA III
CÓDIGO
20000717
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
1
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
1
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
CARGA HORÁRIA EXTENSÃO
2
Ementa
A perspectiva da produção da Literatura Surda e Literatura em Língua de Sinais, criação e exploração visual e espacial das diferentes narrativas.
Explorando diferentes elementos da Literatura Surda para a didática da Língua de Sinais.
Explorando diferentes elementos da Literatura Surda para a didática da Língua de Sinais.
Objetivos
Objetivo Geral:
Produzir materiais didáticos para o ensino de Literatura Surda. Neste componente curricular serão desenvolvidas práticas que propiciem vivência de situações que são específicas e características da futura prática profissional.Haverá também interlocução com o Programa com ênfase em Extensão “Libras– Língua Brasileira de Sinais, Educação e Literatura Surda na UFPel”(código359).
Conteúdo Programático
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- MOURÃO, C. H. N. Literatura Surda: produções culturais de surdos em Língua de Sinais. Dissertação (Mestrado em Educação) PPGEdu/FACED/UFRGS, 2011. Disponível em: https://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/32311 Acesso em: 14/11/2023. SILVA,R. C. da. Produções acadêmicas em Libras como ferramentas de política linguística das comunidades surdas brasileiras. Revista Leitura, Maceió, v. 1, n. 58, p. 107-123, jan./jun., 2017. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/revistaleitura/article/view/3651/3369 Acesso em: 14/11/2023. TAVEIRA, C. C; PIMENTEL, Claudia; ROSADO, Luiz Alexandre da Silva. Conto e reconto de história para crianças surdas: Mapeando estratégias, técnicas e objetos. Revista Educação e Cultura Contemporânea 2004-2019. Universidade Estácio de Sá, 2022. Disponível em: http://periodicos.estacio.br/index.php/reeduc/article/viewArticle/9909 Acesso em: 14/11/2023.
Bibliografia Complementar:
- CAMPELLO, A. R. Pedagogia Visual /Sinal na Educação dos Surdos. In: QUADROS, R. M.; PERLIN, G. (Orgs). Estudos Surdos II. Petrópolis, RJ: Arara Azul, 2007. Disponível em: https://editora-arara-azul.com.br/site/ebook/detalhes/16 Acesso em: 14/11/2023. CRUZ, L. de A.; GUEDES, M. A.; LEMOS, A.M. Literatura Surda: análise de um conto infantil à luz da tradução intercultural e intermodal. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/traducao/article/view/84486 Acesso em: 14/11/2023. HEINZELMAN, R. Pedagogia Cultural em Poemas da Língua Brasileira de Sinais. Dissertação (Mestrado em Educação) Universidade Federal do Rio Grande do Sul. FaculdadedeEducação,2014. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/98601 Acesso em:14/11/2023. HEINZELMAN, Renata Ohlson. Literatura surda no currículo das escolas de surdos. São Paulo: Pimenta Cultural, 2023. DOI 10.31560/pimentacultural/2023.98898. Disponível em: https://www.pimentacultural.com/livro/literatura-surda Acesso em: 08/12/2023. MOURÃO, C. H. N.; Literatura Surda: Experiência das Mãos Literárias. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2016. Disponívelem:https://lume.ufrgs.br/handle/10183/151708 Acesso em: 10/08/2023.