Nome da Atividade
GAME DESIGN 1
CÓDIGO
05001401
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
3
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
1
CRÉDITOS
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Compreensão dos fundamentos de game design, história dos games e construção de documento de game design voltado para jogos analógicos e digitais. Discussões acerca da ética nos jogos no que tange a questões de inclusão e representatividade, temas das relações étnico-raciais e cultura afro-brasileira e direitos humanos.

Objetivos

Objetivo Geral:

Instrumentalizar o aluno com a teorização, pensamento reflexivo e suas convenções e usos da linguagem projetual em projetos que possam ser vinculados ao desenvolvimento de jogos digitais (advergames, serious games, etc) e analógicos (card game, board games, TTRPG). Capacitar o aluno a criar um pensamento estratégico acerca da decisão de solucionar problemas de comunicação visual através de jogos.

Conteúdo Programático

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • ROGERS, Scott. Level UP: Um guia para o design de grandes jogos. São Paulo: Blucher, 2013. 1 recurso online ISBN 9788521207016. (livro eletrônico disponível na base online UFPel).
  • SALEN, Katie, ZIMMERMAN, Eric. Regras do Jogo: Fundamentos do Design de Jogos - Volume 1. São Paulo: Blucher, 2012. (recurso online). ISBN 9788521206538. (livro eletrônico disponível na base online UFPel).
  • SCHUYTEMA, Paul. Design de games: Uma abordagem prática. São Paulo Cengage Learning 2008 1 recurso online ISBN 9788522127269. (livro eletrônico disponível na base online UFPel).

Bibliografia Complementar:

  • CAILLOIS, Roger. Os jogos e os homens: A máscara e a vertigem. Petrópolis: Vozes, 2017. 304p. ISBN: 9788532655257.
  • HUIZINGA, Johan. Homo ludens, o jogo como elemento da cultura. 4. ed. São Paulo: Perspectiva, 1996. 243 p. (Coleção Estudos; 004 : Filosofia). ISBN 8527300753. (2 exemplares, Biblioteca BCS, número de chamada 300.8 E82 4.ed.)
  • GAME design. Porto Alegre SAGAH 2021 1 recurso online ISBN 9786556901299. (livro eletrônico disponível na base online UFPel).
  • MASTROCOLA, Vicente Martin. Game design modelos de negócio e processos criativos: um trajeto do protótipo ao jogo produzido. São Paulo Cengage Learning 2015 1 recurso online ISBN 9788522122714. (livro eletrônico disponível na base online UFPel).
  • NOVAK, Jeannie. Desenvolvimento de games. São Paulo Cengage Learning 2010 1 recurso online ISBN 9788522127252. (livro eletrônico disponível na base online UFPel).

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