Nome da Atividade
MARKETING E MERCADO PARA JOGOS E GAMES
CÓDIGO
05001423
Carga Horária
30 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
2
CRÉDITOS
2
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Com a finalidade de instrumentalizar a criação um Plano de Marketing para Jogos e Games, serão abordados os seguintes tópicos, através de aulas expositivas e seminários: Definição de Marketing, Instrumentos básicos do Marketing, Instrumentos Básicos de Análise de Mercado, Definição de Plano de Marketing, Instrumentos básicos para criação de Portfólio, Conceitos básicos para Marketing pessoal, Conceitos básicos de Documento de Apresentação de Vendas (DAV) para Jogos e Games.

Objetivos

Objetivo Geral:

Apresentar os conceitos básicos de marketing e análise de mercado com a finalidade de instrumentalizar a produção de um Plano de Marketing para Jogos e Games, sob a especificidade da indústria de entretenimento.

Conteúdo Programático

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • CASTRO, Alexandre Cesar Motta de. Marketing canvas planejamento de marketing interativo. Rio de Janeiro Alta Books 2018 1 recurso online ISBN 9786555205183. (livro eletrônico disponível na base de bibliotecas UFPel).
  • PÚBLIO, Marcelo Abilio. Como planejar e executar uma campanha de propaganda. 2. São Paulo Atlas 2012 1 recurso online ISBN 9788522474967. (livro eletrônico disponível na base de bibliotecas UFPel).
  • ROCHA, Angela da. Administração de marketing conceitos, estratégias, aplicações. São Paulo Atlas 2013 1 recurso online ISBN 9788522479122. (livro eletrônico disponível na base de bibliotecas UFPel).

Bibliografia Complementar:

  • ARRIVABENE, Rafael Mariano Caetano. Introdução didática ao game design. Porto Alegre SAGAH 2020. ISBN 9786581492090. (livro eletrônico disponível na base de bibliotecas UFPel).
  • GUARACY, Carlos da Silveira [et al.]. Antropologia do consumo. Porto Alegre SAGAH 2021. ISBN 9786556902210. (livro eletrônico disponível na base de bibliotecas UFPel).
  • HILLER, Marcos. Branding a arte de construir marcas. São Paulo Trevisan 2012. ISBN 9788599519400. (livro eletrônico disponível na base de bibliotecas UFPel).
  • MOORE, Geffrey A. Atravessando o abismo marketing e venda de produtos disruptivos para clientes tradicionais. Rio de Janeiro Alta Books 2021 ISBN 9786555204414. (livro eletrônico disponível na base de bibliotecas UFPel).
  • TYBOUT, Alice M. Branding. São Paulo Saraiva 2017. ISBN 9788547221263. (livro eletrônico disponível na base de bibliotecas UFPel).

Turmas Ofertadas

Turma Período Vagas Matriculados Curso / Horários Professores
T1 2025 / 1 30 19 Design de Jogos (Bacharelado - Noturno)
Horários
ManhãTardeNoite
QUI19:00 - 19:50
19:50 - 20:40
GUILHERME PAROLIN
Professor responsável pela turma

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