Nome da Atividade
NARRATIVA PARA JOGOS
CÓDIGO
05001424
Carga Horária
30 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
2
CRÉDITOS
2
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Noções de gênero narrativo, Jornada da Heroína, gêneros narrativos para jogos, estruturas narrativas diversas. Narratologia e Ludologia. Pensar a questão humana e ética dentro da narrativa.

Objetivos

Objetivo Geral:

Possibilitar ao discente a percepção e construção de narrativas alternativas e histórias não lineares.

Conteúdo Programático

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • CARRIÈRE, Jean-Claude. Prática do roteiro cinematográfico. São Paulo: JSN Editora, 1996. 144 p. ISBN 8585983011. (3 exemplares, Biblioteca BCS, número de chamada 791.437 C318p).
  • ISBISTER, Katherine. Better game characters by design: a psychological approach . Amsterdam: Elsevier, 2006. 336 p. ISBN 9781558609211 (2 exemplares, Biblioteca Campus Porto, número de chamada 004 I73b)
  • MURRAY, Janet. Hamlet no Holodeck: O futuro da narrativa no ciberespaço. São Paulo: UNESP: Itaú Cultural, 2003. 282p. ISBN 9788571394964. (3 exemplares, Biblioteca BCP, número de chamada 700.105 M982h).

Bibliografia Complementar:

  • CAMPOS, Flavio de. Roteiro de cinema e televisão: a arte e a técnica de imaginar, perceber e narrar uma história. Rio de Janeiro: Zahar, 2007. 407 p. ISBN 9788571109858. (3 exemplares, Biblioteca BCS, número de chamada 791.437 C198r).
  • FIELD, Syd. Manual do roteiro: fundamentos do texto cinematográfico. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001. 223 p. ISBN 857302044X. (4 exemplares, Biblioteca BCS, número de chamada 791.43 F453m).
  • GAME design. Porto Alegre SAGAH 2021 1 recurso online ISBN 9786556901299. (livro eletrônico disponível na base online UFPel)
  • MASTROCOLA, Vicente Martin. Game design modelos de negócio e processos criativos: um trajeto do protótipo ao jogo produzido. São Paulo Cengage Learning 2015 1 recurso online ISBN 9788522122714. (livro eletrônico disponível na base online UFPel).
  • SCHUYTEMA, Paul. Design de games uma abordagem prática. São Paulo Cengage Learning 2008 1 recurso online ISBN 9788522127269. (livro eletrônico disponível na base online UFPel).

Turmas Ofertadas

Turma Período Vagas Matriculados Curso / Horários Professores
T1 2025 / 1 30 20 Design de Jogos (Bacharelado - Noturno)
Horários
ManhãTardeNoite
QUA19:00 - 19:50
19:50 - 20:40
BERNARDO CORTIZO DE AGUIAR
Professor responsável pela turma

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