Nome da Atividade
NARRATIVA PARA JOGOS
CÓDIGO
05001424
Carga Horária
30 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
2
CRÉDITOS
2
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
Ementa
Noções de gênero narrativo, Jornada da Heroína, gêneros narrativos para jogos, estruturas narrativas diversas. Narratologia e Ludologia. Pensar a questão humana e ética dentro da narrativa.
Objetivos
Objetivo Geral:
Possibilitar ao discente a percepção e construção de narrativas alternativas e histórias não lineares.Conteúdo Programático
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- CARRIÈRE, Jean-Claude. Prática do roteiro cinematográfico. São Paulo: JSN Editora, 1996. 144 p. ISBN 8585983011. (3 exemplares, Biblioteca BCS, número de chamada 791.437 C318p).
- ISBISTER, Katherine. Better game characters by design: a psychological approach . Amsterdam: Elsevier, 2006. 336 p. ISBN 9781558609211 (2 exemplares, Biblioteca Campus Porto, número de chamada 004 I73b)
- MURRAY, Janet. Hamlet no Holodeck: O futuro da narrativa no ciberespaço. São Paulo: UNESP: Itaú Cultural, 2003. 282p. ISBN 9788571394964. (3 exemplares, Biblioteca BCP, número de chamada 700.105 M982h).
Bibliografia Complementar:
- CAMPOS, Flavio de. Roteiro de cinema e televisão: a arte e a técnica de imaginar, perceber e narrar uma história. Rio de Janeiro: Zahar, 2007. 407 p. ISBN 9788571109858. (3 exemplares, Biblioteca BCS, número de chamada 791.437 C198r).
- FIELD, Syd. Manual do roteiro: fundamentos do texto cinematográfico. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001. 223 p. ISBN 857302044X. (4 exemplares, Biblioteca BCS, número de chamada 791.43 F453m).
- GAME design. Porto Alegre SAGAH 2021 1 recurso online ISBN 9786556901299. (livro eletrônico disponível na base online UFPel)
- MASTROCOLA, Vicente Martin. Game design modelos de negócio e processos criativos: um trajeto do protótipo ao jogo produzido. São Paulo Cengage Learning 2015 1 recurso online ISBN 9788522122714. (livro eletrônico disponível na base online UFPel).
- SCHUYTEMA, Paul. Design de games uma abordagem prática. São Paulo Cengage Learning 2008 1 recurso online ISBN 9788522127269. (livro eletrônico disponível na base online UFPel).
Turmas Ofertadas
Turma | Período | Vagas | Matriculados | Curso / Horários | Professores | ||||||
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T1 | 2025 / 1 | 30 | 20 |
Design de Jogos (Bacharelado - Noturno) Horários
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BERNARDO CORTIZO DE AGUIAR Professor responsável pela turma |