Nome da Atividade
REALIDADES DIGITAIS
CÓDIGO
14120073
Carga Horária
51 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
A DISTÂNCIA
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
1
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
3
CARGA HORÁRIA EAD
2
CRÉDITOS
3

Ementa

Apresentação de conceitos e métodos envolvidos na concepção de representações digitais com o uso de técnicas de visualização em Realidade Aumentada e Realidade Virtual. Instrumentalização para desenvolvimento de representações digitais interativas.

Objetivos

Objetivo Geral:

Objetivo Geral:
- Desenvolvimento de representações gráficas digitais com tecnologias de visualizações interativas.

Objetivo(s) Específico(s):
- Estudar conceitos e concepção de representação digital relacionados à Realidade Virtual.
- Estudar conceitos e concepção de representação digital relacionados à Realidade Aumentada.

Conteúdo Programático

UNIDADE I: INTRODUÇÃO.
• Linguagem gráfica para Arquitetura.
• Representações digitais para Arquitetura.
• Conceitos relacionados à Realidade Aumentada e Realidade Virtual.
• Métodos de concepção de representações digitais em Realidade Aumentada e Realidade Virtual.

UNIDADE II: ANÁLISE
• Estado da arte do estudo e utilização de representações digitais com tecnologias de visualizações interativas.

UNIDADE III: INSTRUMENTALIZAÇÃO
• Desenvolvimento de representações gráficas digitais com tecnologias de visualizações interativas.

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • CADOZ, Claude. Realidade Virtual. Tradução: Paulo Goya. Título original: Lês realités virtuelles. São Paulo: Ed. Ática, 1997.
  • CALVO, Xavier; SÁNCHEZ-SEPÚLVEDA, Mónica; FONSECA, David; VAN DER GRAAF, Nick; SANS, Miquel; GENÉ, Marc; NAVARRO, Isidro; VILLAGRASA, Sergi; REDONDO, Ernesto. Qualitative assessment of urban virtual interactive environments for educational proposals. TEEM'18: Proceedings of the Sixth International Conference on Technological Ecosystems for Enhancing MulticulturalityOctober 2018. Salamanca, 2018.
  • DEWEY, John. El arte como experiencia. Título original: Art as experience,1980. Traducción de Jordi Claramonte. Barcelona: Ediciones Paidós Ibérica, 2008.
  • DONDIS; Donis A.. La sintaxis de la imagen: Introducción al alfabeto visual. Título original: A Primer of Visual Literacy (1973). Versión castellana de Justo G. Beramendi. 19ª edición. Editorial Gustavo Gili: Barcelona, 2017.
  • FONSECA, David; SANCHEZ-SEPULVEDA, Monica; BESNÉ, Alia; REDONDO, Ernest; ZAPATA, Héctor; NAVARRO, Isidro; PLA, Jaume; SÁNCHEZ, Juan; SOLÀ, Clara. Combining BIM systems and Video-Games engines in Educational Ephemeral Urban and Architectural Proposals. TEEM'20, October, 2020. Salamanca, SPA, 2020.
  • Heidrich, Felipe Etchegaray; Félix, Neusa Rodrigues. Representação Interativa para Objeto Arquitetônico. En: IV International Conference On Graphics Engineering For Arts And Design. São Paulo: ABEG, 2001.
  • Heidrich, Felipe Etchegaray; Pereira, Alice T Cybis. O Uso do Ciberespaço na Visualização da Forma Arquitetônica de Espaços Internos em Fase de Projeto. En: VIII Congresso Ibero-americano de Gráfica Digital - Sigradi 2004. São Leopoldo: Unisinos, 2004.
  • Heidrich, Felipe Etchegaray. Representación Digital en las Comunicaciones de Proyectos Arquitectónicos Académicos - Estudio de caso. Tesis Doctoral. Doctorado en Comunicación Visual en Arquitectura y Diseño. ETSAB/ UPC. Barcelona, 2015.
  • LEUPEN, Bernard, et al. Proyecto y análisis: evolucion de los principios em arquitectura. Barcelona: Editora Gustavo Gilli, 2004.
  • LÉVY, Pierre. O que é o virtual? Titulo original: Qu’est-ce que Le virtuel? Tradução: Paulo Neves. São Paulo: Ed 34, 1996.
  • MONTES SERRANO, Carlos. Representación y Análisis Formal: Lecciones de análisis de forma. Universidad de Valladolid, Secretariado de Publicaciones: Valladolid, 1992.
  • NIEMEYER, Oscar. Como se faz arquitetura. Petrópolis: Editora Vozes, 1986.
  • RASMUSSEN, Steen Eiler. Arquitetura Vivenciada. 3ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 2015.
  • ROTH, Leland M.. Entender La Arquitectura: sus elementos, historia y significado. Barcelona: Editorial Gustavo Gili, 2015.
  • SAINZ, Jorge. El Dibujo de Arquitectura: Teoría e historia de un lenguaje gráfico. Editorial Reverté. Madrid, 2017.
  • SILVA, Elvan. Uma Introdução ao Projeto Arquitetônico. 2ª edição. Porto Alegre: Editora UFRGS, 2006.
  • SANCHEZ-SEPULVEDA, Monica; FONSECA, David; FRANQUESA, Jordi; MARTI, Nuria. Virtual Urbanism: A User-Centered Approach. In XIII CTV 2019 Proceedings: XIII International Conference on Virtual City and Territory: “Challenges and paradigms of the contemporary city”: UPC, Barcelona, October 2-4, 2019. Barcelona: CPSV, 2019.
  • THUNG LIU, Yu. Defining Digital Architecture – 2001 FEIDAD Award. Basel: Birkhäuser, 2002.
  • ZEVI, Bruno. Saber ver a arquitetura. 6ª Ed. São Paulo: Martins Fontes, 2009.

Página gerada em 26/09/2025 19:04:53 (consulta levou 0.082173s)