Nome da Atividade
COMPOSIÇÃO E ANÁLISE DE CANÇÃO POPULAR II
CÓDIGO
05001518
Carga Horária
30 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
1
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
1
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
2
CRÉDITOS
2
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Composição de melodias e gestos expressivos para música vocal. Exploração da performance cancional e poética. Práticas criativas individuais e colaborativas. Interface com teatro, cinema, dança, performance, poesia e outras linguagens artísticas e áreas do conhecimento. Construção de um projeto artístico em letra e música.

Objetivos

Objetivo Geral:

Desenvolver pesquisa e prática de composição de canção popular;
Desenvolver repertório autoral na forma de mini-portfólio;
Consolidar pesquisa artística sobre canção popular sistematizando de processos criativos;
Produzir crítica sobre canção popular, seu uso e sua presença nas diversas mídias e formas de veiculação;
Produzir trabalho autoral vinculado a projetos conceituais e interdisciplinares.

Conteúdo Programático

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • MOLINA, S.A., 2014. A composição de música popular cantada: a construção de sonoridades e a montagem dos álbuns no pós-década de 1960 (Doctoral dissertation, Universidade de São Paulo). Disponível em http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27158/tde-12052015-002336/en.php
  • RIDEOUT, Rob. (2014) Creativity and Songwriting. Dissertação de Mestrado. University of Huddersfield. Disponível em http://eprints.hud.ac.uk/id/eprint/25896/
  • TATIT, Luiz. Semiótica da canção: melodia e letra. 3. ed. São Paulo: Escuta, 2007. 291 p. ISBN 9788571370801.

Bibliografia Complementar:

  • CALDAS, Waldenyr. Iniciação à música popular brasileira. 5. São Paulo Amarilys 2010, recurso online ISBN 9788520454633.
  • HOWARD, John. Aprendendo a compor. 2. ed. Rio de Janeiro: Zahar, 2010. 98 p. (Cadernos de música da Universidade de Cambridge). ISBN 9788571102033.
  • GANDER, J. Performing music production: creating music product. King's College London (University of London). 2011. Disponível em: https://ethos.bl.uk/OrderDetails.do;jsessionid=16A1F102E4092A05C617518D62EE7048?uin=uk.bl.ethos.628014
  • TATIT, Luiz. O Cancionista: composição de canções no Brasil. 2. ed. São Paulo: EDUSP, 2012.
  • TATIT, Luiz. Análise semiótica através das letras. 2. ed. São Paulo: Ateliê, 2002. 207 p. ISBN 8574800708.

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