Nome da Atividade
CONTRAPONTO III
CÓDIGO
05001525
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA EAD
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CRÉDITOS
4
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

A disciplina trata do estudo das técnicas de escrita contrapontística a três vozes e quatro vozes invenções a três vozes. E aborda o estudo da fuga, e seus elementos constitutivos: estruturação harmônica, fuga real e tonal, unidade temática, o contra-sujeito, contraponto duplo, e os episódios. Composição de fugas.

Objetivos

Objetivo Geral:

Desenvolver a técnica contrapontística e explorar suas capacidades composicionais no âmbito das tecnologias, interfaces, ferramentas e recursos da Educação à Distância.
Estudo da Fuga, a composição de peças contrapontísticas a três e quatro vozes.
Utilização de técnicas contrapontísticas em contextos não tonais.
Integração entre compositores e intérpretes visando a interpretação e registro digital das composições dos alunos.

Conteúdo Programático

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • KENNAN, Kent Wheeler. Counterpoint: based on eighteenth century practice. New Jersey, EUA: Prentice - Hall, 1959. 211 p.
  • ROTEM, Elan & Schubert, Peter. Stretto Fuga. Early Music Sources. Disponível em: . Acesso em: 8 set. 2022.
  • TRAGTENBERG, Lívio. Contraponto, uma arte de compor. São Paulo: Edusp, 1994.

Bibliografia Complementar:

  • BELKIN, Alan. Principles of Counterpoint. Alan Belkin Music. Disponível em: . Acesso em: 8 set. 2022.
  • LESTER, Joel. Compositional theory in the eighteenth century. Cambridge: Harvard University Press, 1992. 355 p.
  • REGER, Max. Contribuciones al estudio de la modulación. Madrid: Real Musical, c1978. 88 p.
  • SALZER, Felix; SCHACHTER, Carl. El contrapunto en la composicion: el estudio de la conducción de las voces. Barcelona: Idea Books, 1999. xx, 449 p. ISBN 8482361333.
  • TOCH, Ernst. The shaping forces in music: an inquiry into the nature of harmony, melody, counterpoint and form. New York: Dover, c1977. 260 p.

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