Nome da Atividade
ETNOPEDAGOGIAS MUSICAIS
CÓDIGO
05001532
Carga Horária
30 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
2
CRÉDITOS
2
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Abordagem em forma de seminário de etnografias nacionais e internacionais sobre processos de ensino e aprendizagem musical ou sobre práticas musicais tradicionais que ponham em evidência estes processos. Discussão sobre processos de socialização e agenciamento musical; relações entre performance musical, contexto e etnometodologia. Trabalho de campo.

Objetivos

Objetivo Geral:

Estudar processos de ensino e aprendizagem musical em suas especificidades socioculturais.
Abordar textos teóricos e etnografias sobre processos de ensino e aprendizagem musical ou sobre práticas musicais tradicionais que ponham em evidência estes processos; Discutir sobre processos de socialização e agenciamento musical; Refletir sobre relações entre performance musical, contexto e etnometodologia;
Realizar trabalho de campo em contextos que ponham em evidência processos de ensino e aprendizagem musical.

Conteúdo Programático

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • LUCAS, Maria Elizabeth (Org.). Mixagens em campo: etnomusicologia, performance e diversidade. Porto Alegre: Marcavisual, 2013.
  • MANZKE, Sabrina Marques. Abambaé – “terra dos homens”: a invenção de uma brasilidade por intermédio da performance cênica do samba de roda. 2016. 178 f. Dissertação (Mestrado em Antropologia) UFPel, Pelotas, 2015 Disponível em: . Acesso em: 6 mar. 2017.
  • PRASS, Luciana. Saberes musicais em uma bateria de escola de samba: uma etnografia entre os Bambas da Orgia. Porto Alegre: UFRGS, 2004.

Bibliografia Complementar:

  • CAMARGO, Giselle Guilhon Antunes (Org). Antropologia da dança I. Florianópolis: Insular, 2013.
  • FONTANARI, Ivan Paolo de Paris. Os DJs da Periferia: música eletrônica, trajetórias e mediações culturais em São Paulo. Porto Alegre: Sulina, 2013.
  • GREEN, Lucy. Poderão os professores aprender com os músicos populares? Revista Música, Psicologia e Educação, Porto n. 2, 2000, p. 65-80. Disponível em https://recipp.ipp.pt/bitstream/10400.22/3132/1/ART_LucyGreen_2000.pdf
  • LUCAS, Maria Elizabeth; STEIN, Marília Raquel (Org.). Yvy Poty, Yva'a - Flores e frutos da terra: Mbya mborai nhendu - cantos e danças tradicionais Mbya-Guarani. 2.ed. Porto Alegre: Iphan/Grupo de Estudos Musicais/PPGMUS/UFRGS, 2012.

Página gerada em 28/04/2024 04:15:40 (consulta levou 0.528831s)