Nome da Atividade
FLAUTA POPULAR III
CÓDIGO
05001535
Carga Horária
30 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
1
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
1
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
2
CRÉDITOS
2
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Consolidar da percepção das qualidades e sutilezas da sonoridade instrumental. Estimular as disposições artístico-musicais do aluno envolvendo o reconhecimento do repertório do instrumento e suas respectivas possibilidades idiomáticas no âmbito do repertório escolhido.

Objetivos

Objetivo Geral:

Gerais: Ampliar as habilidades interpretativas contextualizando a conscientização do uso adequado do corpo para tocar e o domínio de recursos técnicos e idiomáticos na flauta transversal.

Específicos: Consolidar a técnica da respiração, sonoridade, articulação, domínio da digitação e afinação, bem como aumentar o domínio sobre a leitura, criação e interpretação musical ao instrumento.

Conteúdo Programático

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • MOYSE, Marcel. De la Sonorite: Art et Technique. Paris, Alphonse Leduc,1934.
  • TAFFANEL, Paul & GAUBERT, Philippe. Méthode Complete de Flûte. 9.ed. Paris: Alphonse Leduc, 1958.
  • WOLTZENLOGEL, Celso; GUERRA-PEIXE, César (Colab.). Método Ilustrado de Flauta. 3.ed. São Paulo: Irmãos Vitale,1995.

Bibliografia Complementar:

  • ALTÈS, Joseph-Henri. Cèlèbre Méthode complète de Flûte. Paris: Édition Alphonse Leduc,1958.
  • D’AVILA, Raul Costa. A Articulação na Flauta Transversal Moderna: Uma abordagem histórica, suas transformações técnicas e utilização. Pelotas: Editora UFPel, 2004.
  • CARRILHO, Altamiro. Chorinhos didáticos: para flauta ou qualquer instrumento em clave de sol. Rio de Janeiro: Bruno Quaino, c.1993.
  • HESS, Hans H. R. Michael. A técnica abstrata na didática da flauta transversal. Pelotas: Ed. Universitária UFPEL, 1977.
  • TEIXEIRA, Ziliane Lima de Oliveira. Narrativas de professores de flauta transversal e piano no ensino superior: a corporeidade presente (ou não) na aula de instrumento. 2016,159 p. Tese (Doutorado em Educação) - PPGCE UFSM, Santa Maria. Disponível: https://repositorio.ufsm.br/handle/1/3510

Página gerada em 27/12/2025 20:34:02 (consulta levou 0.070164s)