Nome da Atividade
ESTUDOS AVANÇADOS SOBRE NOVA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR
CÓDIGO
06730317
Carga Horária
68 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
A DISTÂNCIA
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%

Ementa

Leitura crítica da Base Nacional Comum Curricular, propondo um estudo avançado sobre as novas
diretrizes da educação básica brasileira.

Objetivos

Objetivo Geral:

OBJETIVO: Analisar a Base Nacional Comum Curricular
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Ler criticamente a BNCC;
- Compreender as mudanças realizadas na BNCC através das diferentes versões;
-Analisar as diretrizes indicadas na BNCC;

Conteúdo Programático

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • BRASIL. Ministério da Educação. Base nacional comum curricular. Brasília, DF: MEC, 2018a. BRASIL. Ministério da Educação. Guia de implementação da Base nacional comum curricular. Brasília, DF: MEC, 2018b. BRASIL. Ministério da Educação. Referenciais Curriculares para elaboração dos itinerários formativos. Brasília, DF: MEC, 2018c. BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Câmara da Educação Básica. Resolução CNE/CEB no 3, de 21 de novembro de 2018. Atualiza as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Brasília, DF: MEC, 2018d. BRASIL. Parâmetros curriculares nacionais. Brasília: MEC, 1997. CÁSSIO, Fernando. A BNCC como política educacional. In: CÁSSIO, Fernando; CATELLI JR., Roberto. Educação é a Base? 23 educadores discutem a BNCC. São Paulo: Ação Educativa. 2019. CORRÊA, Adriana; MORGADO, José Carlos. A construção da base nacional comum curricular no brasil: tensões e desafios. In: COLÓQUIO LUSO-BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO COBEDUCA, 4, 2018, Braga. Anais [...]. Florianópolis: Udesc, 2018. v. 3. Disponível em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/colbeduca/article/view/12979. FALLEIROS. I. Parâmetros Curriculares Nacionais para a educação básica e a construção de uma nova cidadania. In NEVES, in NEVES, L.M.W (Org.). A nova pedagogia da hegemonia: estratégias do capital para educar o consenso. São Paulo: Xamã, 2005, p209-235. FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paul: Paz e Terra, 2004. (Coleção Leitura). SAVIANI, D. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações, 10a ed. rev. Campinas, SP: Autores Associados, 2008. (Coleção Educação Contemporânea). SILVA, Andréia Ferreira da. Projetos em disputa na definição das políticas de formação de professores para a educação básica no Brasil (1987-2001). Curitiba: Appris, 2018. SOUZA, Antônio Lisboa Leitão da. A conjuntura político-econômica e os desafios da educação no Brasil. In: FRANÇA, Magna; BARBOSA JÚNIOR, Walter Pinheiro (Orgs.). Políticas e práxis educativas. Nata

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