Nome da Atividade
ECOSSISTEMA EMPREENDEDOR E DE INOVAÇÃO
CÓDIGO
23000158
Carga Horária
17 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
1
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
1
CRÉDITOS
1

Ementa

Introdução ao empreendedorismo e inovação. Processo empreendedor. Ecossistema empreendedor. Perfil inovador. Processo inovador e Ecossistema inovador. Aproximação conceitual ao processo de inovação tecnológica. A sequência invenção-inovação-difusão. Causas da inovação e Tipos de inovações. Etapas e atividades do processo da inovação. Constituição e gestão de empresas juniores, pré-incubadoras, incubadoras de empresas, parques e pólos tecnológicos, cooperativas e empreendimentos solidários. Sistemas de inovação.

Objetivos

Objetivo Geral:

Conhecer os elementos que envolvem um ambiente colaborativo e de inovação que incentivam a criação de novas tecnologias e negócios.

Conteúdo Programático

Introdução ao empreendedorismo e inovação. Processo empreendedor.

Ecossistema empreendedor. Perfil inovador. Processo inovador e Ecossistema inovador. Aproximação conceitual ao processo de inovação tecnológica.

A sequência invenção-inovação-difusão. Causas da inovação e Tipos de inovações. Etapas e atividades do processo da inovação.

Constituição e gestão de empresas juniores, pré-incubadoras, incubadoras de empresas, parques e pólos tecnológicos, cooperativas e empreendimentos solidários. Sistemas de inovação.

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • ADNER, R. Case sua estratégia de inovação ao ecossistema de inovação. Harvard Business Review, abril de 2006 BARON, R. A. e SHANE, Scott A. Empreendedorismo: uma visão do processo. Trad. All Tasks. São Paulo: Thomson Learning, 2007. HRISTENSEN, Clayton M; RAYNOR, Michael E. O crescimento pela inovação: Harvard Business School, 2003.

Bibliografia Complementar:

  • HISRICH, R. D. e PETERS, M. P. Empreendedorismo. 5 ed. Porto Alegre: Bookman, 2004 DORNELAS, J. C. A. Empreendedorismo corporativo: como ser empreendedor, inovar e se diferenciar em organizações já estabelecidas. Rio de Janeiro: Elsevier, 2003 MENDES, Jerônimo. Empreendedorismo 360º a prática na prática. 3. Rio de Janeiro Atlas 2017 1 recurso online ISBN 9788597012422.

Turmas Ofertadas

Turma Período Vagas Matriculados Curso / Horários Professores
1 2024 / 1 30 30 MBA Inovação, Tecnologia e Gestão de Novos Negócios (Especialização)
ANA PAULA LEMOS CENTENO
Professor responsável pela turma

Página gerada em 29/04/2024 08:49:49 (consulta levou 0.061381s)