Nome da Atividade
LABORATÓRIO DE DANÇA: DANÇAS MODERNAS I
CÓDIGO
05001659
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Ensino introdutório das técnicas de dança moderna. Compreensão das técnicas de dança moderna como recurso de preparação técnica e investigativa para a Dança. Reconhecimento das possibilidades individuais de movimento. Metodologias de ensino das diferentes propostas técnicas. Organização lógica e função dos exercícios. Estabelecimento de relações entre conteúdos específicos das diferentes propostas técnicas com a história, com outras experiências corporais, com o ensino da dança e com a cena. Observação de aulas. Desenvolvimento de reflexões que articulem os conteúdos específicos à dimensão pedagógica para a formação de professores da Educação Básica.

Objetivos

Objetivo Geral:

Introduzir o aprendizado de diferentes propostas técnicas da Dança Moderna; Apresentar as diferentes propostas técnicas como um recurso de preparação corporal e investigativa para a Dança; Introduzir conceitos básicos de uma aula de técnica moderna: metodologia,
organização lógica e função dos exercícios na barra e centro; Favorecer as relações entre as estratégias específicas de prática da Dança Moderna e outras experiências corporais, ensino da dança e cena. Relacionar as dimensões de pesquisa, artística e pedagógica, conforme o quadro Dimensões Formativas Transversais descrito no ítem 3.4.1 do Projeto Pedagógico de Curso.

Conteúdo Programático

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • FERNANDES, Ciane. Pina Bausch e o Wuppertal dança-teatro: repetição e transformação. São Paulo: Annablume, 2007.
  • LABAN, Rudolf von. Domínio do movimento. São Paulo: Summus, 1978.
  • MARQUES, Isabel A. Dançando na Escola. São Paulo. Cortez,2010.

Bibliografia Complementar:

  • BOURCIER, Paul. História da dança no ocidente. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2001
  • FARO, Antonio José. Pequena história da dança. 7. ed. Rio de Janeiro: J. Zahar, 2011.
  • MIRANDA, Regina. Corpo-espaço: aspectos de uma geofilosofia do corpo em movimento. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2008.
  • NORA, Sigrid; FLORES, Maria Bernardete Ramos. Frestas da memória: a dança cênica em Caxias do Sul. Caxias do Sul: Lorigraf, 2013.
  • OLIVEIRA, Jane Silveira de. Martha Graham e a dança moderna [recurso eletrônico]: na linha de frente do movimento progressista. Organizadores Marco Aurélio da Cruz Souza ; Thiago Silva de Amorim Jesus.Salvador: Associação Nacional de Pesquisadores em Dança (ANDA), 2022.

Página gerada em 29/04/2024 05:08:20 (consulta levou 0.053862s)