Nome da Atividade
QUÍMICA DO BIODIESEL
CÓDIGO
12000529
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
1
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
CARGA HORÁRIA EXTENSÃO
1

Ementa

Serão abordados temas inerentes a síntese do biodiesel, matérias primas, métodos de preparação, reagentes antioxidantes do biodiesel e coprodutos. A disciplina também apresentará um caráter de extensão, onde os alunos irão beneficiar o óleo residual de fritura para obtenção de sabão que será disponibilizado para órgãos da comunidade. “Práticas de Extensão Curricularizáveis do Curso de Química Forense” (código 5067).

Objetivos

Objetivo Geral:

Geral:
Apresentar ao aluno conhecimentos sobre o biodiesel. Esse biocombustível traz uma farta bagagem de química orgânica e química ambiental abordando temas como, reciclagem, reações de hidrólise, esterificação, transesterificação. Além disso, ainda possibilita estudar, as noções de métodos de identificação do biodiesel, como a Cromatografia e a Espectroscopia do Infravermelho.

Específicos:
O conteúdo será dividido através dos seguintes tópicos: (i) Aspectos gerais dos biocombustíveis (ii) Materiais de partida para biodiesel. (iii) Preparação do biodiesel; (iv) Noções da qualidade do biodiesel; (v) Coprodutos do biodiesel; (vi) Reaproveitamento de óleos residuais para biodiesel e sabão; (vii) Antioxidantes para o biodiesel e (viii) Promover a participação dos discentes em ações de extensão vinculadas ao projeto “Práticas de Extensão Curricularizáveis do Curso de Química Forense” (código 5067) através da elaboração e publicação de materiais relacionados.

Conteúdo Programático

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • BRAIBANTE, H.U.S. Química Orgânica: um Curso Experimental. Campinas: Átomo, 2015.
  • PAVIA, D.L., LAMPMAN, G.M., KRIZ, G.S., Introduction to Organic Laboratory Techniques, A Microscale Approach 3th ed. New York: Sanderts College Publishing, 1999.
  • KNOTHE, G.; GERPEN, J.V.; KRAHL, J. The Biodiesel Handbook. 1 ed. Nova York: AOCS Publishing, 2005.

Bibliografia Complementar:

  • BRUICE, P.Y. Química Orgânica. 4 ed. São Paulo: Pearson-Prentice Hall, 2006.
  • NELSON, D.L., COX, M.M. Lehninger – Principios de Bioquímica. 7 ed. Porto Alegre: Artmed, 2018.
  • McMURRY, J. Química Orgânica. 1 ed. São Paulo: Cengage Learning, 2011.
  • SOLOMONS, T.W.G. Química Orgânica. 8 ed. v 1 e 2. Rio De Janeiro: LTC Livros Técnicos e Científicos, 2006.
  • TRINDADE, M. Increased Biodiesel Efficiency: Alternative for production, Stabilization, Characterization and Use of Coproduct. 1 ed. London: Editora Springer, 2005.

Página gerada em 29/04/2024 09:47:58 (consulta levou 0.056315s)