Nome da Atividade
SOCIOLOGIA ECONÔMICA
CÓDIGO
06560192
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

A disciplina pretende apontar e discutir as principais linhas de pesquisa da Sociologia Econômica, perpassando pelas seguintes temáticas: introdução ao estudo da sociologia econômica clássica e contemporânea; a sociologia da vida econômica; o mercado como construção social; dinheiros e seus significados; bem como as ações econômicas concernentes à produção, distribuição, troca e consumo de bens e serviços, crédito e endividamento e seus significados, social e culturalmente produzidos na sociedade atual.

Objetivos

Objetivo Geral:

Apresentar os principais conceitos e temas da Sociologia Econômica, perpassando pela abordagem sociológica clássica e contemporânea dos fenômenos econômicos; compreender as ações econômicas concernentes à produção, distribuição, troca e consumo de bens e serviços, crédito e endividamento e seus significados, social e culturalmente produzidos na sociedade atual, bem como apresentar as diversas temáticas que constituem a sociologia econômica na contemporaneidade.

Conteúdo Programático

Unidade 1 – Introdução à Sociologia Econômica clássica e contemporânea.
Unidade 2 – A sociologia da vida econômica.
Unidade 3 – O mercado como construção social.
Unidade 4 – Dinheiros e seus significados.
Unidade 5 - Produção, distribuição, troca e consumo. Crédito e endividamento.

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • BOURDIEU, Pierre. A economia das trocas simbólicas. São Paulo: Perspectiva, 5. ed. 1998.
  • POLANYI, Karl. A grande transformação: as origens da nossa época. 7. ed. Rio de Janeiro: Campus, 2000. 349 p.
  • SMELSER, Neil J. A sociologia da vida econômica. São Paulo: Pioneira, 1968. 219 p. (Biblioteca Pioneira de Ciências sociais Sociologia).
  • WEBER, Max. Economia e sociedade: fundamentos da sociologia compreensiva. Brasília: Ed. UnB, 1999. 2 v.

Bibliografia Complementar:

  • DOUGLAS, Mary. How institutions think. New York: Syracuse Univ. Press, 1986. 146 p.
  • DUMOND, Louis. Homo aequalis: genese e plenitude da ideologia economica. Bauru: EDUSC, 2000. 280 p. (Coleção Ciências Sociais). ISBN 8586259837.
  • HIRSCHMAN, Abert O. De consumidor à cidadão: atvidades privadas e participação na vida pública. São Paulo: Brasiliense, 1983. 145 p.
  • ROBERTT, Pedro et al. O novo espírito do capitalismo no Sul: paralelismos e contrastes. Pelotas: UFPel, 2017. 437 p. ISBN 9788551700143.
  • SWEDBERG, Richard. Sociologia econômica: hoje e amanhã. Tempo Social, 16(2), 7–34, 2004. https://doi.org/10.1590/S0103-20702004000200001

Página gerada em 21/11/2024 07:36:12 (consulta levou 0.068630s)