Nome da Atividade
FORMAÇÃO DE EDUCADORES AMBIENTAIS
CÓDIGO
0030059
Carga Horária
68 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Educação ambiental e formação crítica de educadores ambientais no contexto da formação inicial de professores de ciências e biologia. Investigação e planejamento de projetos de educação ambiental no âmbito da universidade e das escolas públicas e particulares. Legislação ambiental e seus impactos na formação de educadores ambientais. Reflexão epistemológica da educação ambiental.

Objetivos

Objetivo Geral:

- Estudar aspectos da Política Nacional de Educação Ambiental;
- Analisar o Plano Nacional de Educação Ambiental no contexto educacional brasileiro;
- Estimular o entendimento da educação ambiental, em seus diversos âmbitos, como fundamento para a formação de educadores ambientais crítico-reflexivos;
- Buscar o estabelecimento de relações entre o educador ambiental e o “ser professor” de ciências e biologia;
- Oferecer subsídios teóricos e práticos para a investigação e o desenvolvimento de projetos de educação ambiental no contexto da universidade e das escolas, buscando ações inter e/ou transdisciplinares.

Conteúdo Programático

- Princípios básicos da educação ambiental;
- Campos de disputa da educação ambiental;
- Bases epistemológicas e paradigmáticas da educação ambiental;
- A formação crítica de educadores ambientais;
- Inter e transdisciplinaridade na formação de educadores ambientais;
- Eixos formativos dos educadores ambientais;
- Projetos de intervenção e de pesquisa em educação ambiental.

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • BRASIL. Lei nº. 9795, de 27 de abril de 1999. Dispõe sobre a educação ambiental, institui a Política Nacional de Educação Ambiental e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 28 abr. 1999.
  • BRASIL. Programa Nacional de Educação Ambiental – ProNEA / Ministério do Meio Ambiente, Diretoria de Educação Ambiental; Ministério da Educação. Coordenadoria Geral de Educação Ambiental. Brasília: MMA, 2005.
  • CARVALHO, I. C. Educação ambiental: a formação do sujeito ecológico. São Paulo: Cortez, 2004.
  • FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2003.
  • GUIMARÃES, M. A formação de educadores ambientais. Campinas: Papirus, 2004.
  • JÚNIOR, L. A. F. (org.). Encontros e caminhos: formação de educadoras(es) ambientais e coletivos educadores. Brasília: MMA, Diretoria de Educação Ambiental, 2005. Volume 1.
  • JÚNIOR, L. A. F. (org.). Encontros e caminhos: formação de educadoras(es) ambientais e coletivos educadores. Brasília: MMA, Departamento de Educação Ambiental, 2007. Volume 2.
  • LOUREIRO, C. F. B. Trajetórias e fundamentos da educação ambiental. São Paulo: Cortez, 2004.
  • MORIN, E. Os sete saberes necessários à educação do futuro. São Paulo: Cortez; Brasília: UNESCO, 2002.
  • TRISTAO, M. A educação ambiental na formação de professores: redes de saberes. São Paulo: Annablume; Vitória: Facitec, 2004.

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