Nome da Atividade
S.A.: FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA
CÓDIGO
17350243
Carga Horária
68 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4

Ementa

Estudar os fundamentos históricos e filosóficos da Educação Ambiental, considerando as dimensões políticas, econômicas e culturais da sociedade, com ênfase na perspectica crítica das questões ambientais e tendências pedagógicas. Discutir as Políticas Públicas de Educação Ambiental no Brasil. Abordar as relações entre Educação Ambiental Crítica, Movimentos Sociais e Educação Popular.

Objetivos

Objetivo Geral:

-

Conteúdo Programático

1. Histórico do movimento ecológico no Brasil e na América Latina.
2. Políticas Públicas de Educação Ambiental no Brasil.
3. Correntes teóricas e metodológicas da Educação Ambiental.
4. A lógica capitalista e a questão ambiental.
5. Globalização, mundo do trabalho e crise socioambiental.
6. Justiça ambiental e conflitos ambientais.
7. Educação Ambiental Crítica, Movimentos Sociais e Educação Popular.

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • ENGELS, Friedrich. A dialética da natureza. 2. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1976. MARX, Karl. Os despossuídos: debates sobre a Lei referente ao furto de madeira. 1ª ed. São Paulo: Boitempo, 2017. LEFF, Enrique. Ecologia, capital e cultura: a territorialização da racionalidade ambiental. Petrópolis: Vozes, 2009. FOSTER, John Bellamy. A ecologia de Marx: materialismo e natureza. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2005. HÖSLE, Vittorio. Filosofia da Crise Ecológica: conferências moscovitas. São Paulo: Ed. LiberArs, 2019. PORTO-GONÇALVES, Carlos Walter. A natureza da globalização e a globalização da natureza. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2006
  • PORTO-GONÇALVES, Carlos Walter. Desafio ambiental. 3.ed. Rio de Janeiro: Record, 2012. ACSELRAD, Henri; MELLO, Cecília Campello do Amaral; BEZERRA, Gustavo das Neves. O que é Justiça Ambiental. Rio de Janeiro: Garamond, 2009. LOUREIRO, Carlos Frederico. Trajetória e fundamentos da Educação Ambiental. São Paulo: Cortez, 2004. DIAS, Genebaldo Freire. Educação Ambiental: princípios e práticas. 9. Ed. São Paulo: Gaia, 2004. BRASIL. Lei n° 9.795, de 27 de abril de 1999. Dispõe sobre a Educação Ambiental, institui a Política Nacional de Educação Ambiental e dá outras providências. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9795.html BRASIL. Ministério da Educação. Resolução Nº 02 de 15 de junho de 2012. Estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental. Brasília: MEC, 2012. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/rcp002_12.pdf ACSELRAD, Henri (org.). Conflitos ambientais no Brasil. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2004. GOHN, Maria da Glória Marcondes. Movimentos sociais e educação. 8. ed. São Paulo: Cortez Editora, 2012. LÖWY, Michael. O que é ecossocialismo? São Paulo: Cortez, 2021. SCHMIDT, Alfred. El concepto de naturaleza en Marx. Biblioteca del Pensamiento Socialista: Serie Ensayos Críticos. 1977

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