Nome da Atividade
METODOLOGIA DA PESQUISA E PROCESSOS DE FORMAÇÃO EM ARTE E EDUCAÇÃO ESTÉTICA
CÓDIGO
05001868
Carga Horária
68 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%

Ementa

Estudos metodológicos voltados ao desenvolvimento de pesquisas sobre Educação em Arte e Formação Estética, articulando contextos de formação, mediações e experiências com arte em nível de doutorado.

Objetivos

Objetivo Geral:

.

Conteúdo Programático

1. Etapas da pesquisa.
2. Pesquisa em arte, pesquisa sobre arte e pesquisa em educação na relação com Artes
3. Apresentação dos projetos seguido de debate e análise metodológica
4. Métodos e Metodologias
5. Escrita da Pesquisa

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • BRITES, Blanca e TESSLER, Elida. O meio como ponto zero: metodologia da pesquisa em artes plásticas. Porto Alegre: Ed. Universidade/UFRGS, 2002. (Coleção Visualidades).
  • DA COSTA, Luciano Bedin. Cartografia: uma outra forma de pesquisar. Revista digital do LAV. Santa Maria, UFSM. Vol. 7, n. 2 (maio./ago. 2014), p. 65-76.
  • DIAS, Belidson e IRWIN, Rita L.. Pesquisa Educacional Baseada em Artes. Editora da UFSM, 2023.
  • ZORDAN, PAOLA. Das maneiras de se escrever uma pesquisa. Revista Digital do LAV - Santa Maria - vol. 7, n.2, p. 117-130 - mai./ago.2014.

Bibliografia Complementar:

  • FORTIN, Sylvie e GOSSELIN, Pierre. Considerações metodológicas para a pesquisa em arte no meio acadêmico. Art Research Journal. Vol. 1/1 | p. 1-17| Jan./Jun. 2014. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/artresearchjournal/article/view/5256
  • GONÇALVES, Mônica Hoff. Entre um tijolo e um lance de dados: sobre o escrever e escrever teses, instituições e obras de arte. Revista Palíndromo: v.8, n.16, p.110-115, jul/dez 2016.
  • RANCIERE, Jacques. O espectador emancipado. Lisboa: Orfeu Negro, 2010.
  • REY, Sandra. Da prática à teoria: três instâncias metodológicas sobre a pesquisa em poéticas visuais. Porto Arte, Porto Alegre, v. 7, n. 13, p. 81-95, nov. 1996.
  • ROLNIK, Suely. Pensamento, corpo e devir. Uma perspectiva ético/estético/política no trabalho acadêmico. Revista. Cadernos de Subjetividade, PUC, São Paulo v. 1, n. 2. 1993.
  • ROLNIK, Suely. Pensamento, corpo e devir. Caderno de Subjetividades. v. 1 n. 2 (1993): Dossiê Linguagens , 2023.
  • SALLES, Cecilia Almeida. Gesto inacabado. Processo de criação artística. São Paulo: Annablume/Fapesp, 1998.
  • SOUSA, Ruth. O pesquisador como estrategista: sete propostas estratégicas inspiradas no jogo de xadrez e aplicadas à metodologia da pesquisa em arte. Revista Valise, Porto Alegre, V.1, n.2, ano 1, dezembro de 2011.
  • SOUZA, Laura Barcellos Pujol de; BEDIN DA COSTA, Luciano. Jogo da amarelinha: o método-livro e os modos de dizer, sentir e olhar uma cidade. Revista Educação, Artes e Inclusão, Florianópolis, v. 16, n. 4, p. 242–263, 2020. DOI: 10.5965/198431781642020242 . Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/arteinclusao/article/view/17942. Acesso em: 23 fev. 2024.
  • ZAMBONI, Silvio. O paradigma em arte e ciência. In. Pesquisa em Artes Plásticas. Porto Alegre: Ed. da Universidade/UFRGS, 1993.

Turmas Ofertadas

Turma Período Vagas Matriculados Curso / Horários Professores
1 2024 / 2 14 6 Artes (Doutorado)
Horários
ManhãTardeNoite
TER08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
QUI08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
CLAUDIA MARIZA MATTOS BRANDAO
Professor responsável pela turma

ELEONORA CAMPOS DA MOTTA SANTOS
Professor Regente

NADIA DA CRUZ SENNA
Professor Regente

Página gerada em 21/11/2024 05:51:29 (consulta levou 0.083600s)