Nome da Atividade
EDUCAÇÃO AMBIENTAL, SUJEITOS E IDENTIDADES
CÓDIGO
09030079
Carga Horária
34 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
A DISTÂNCIA
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
2
CRÉDITOS
2
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
Ementa
Epistemologia, correntes e identidade da educação ambiental. Decolonialidade, direitos humanos e inclusão
Objetivos
Objetivo Geral:
1. Compreender e exercitar a epistemologia da educação ambiental;2. Reconhecer as correntes da educação ambiental;
3. Analisar os diferentes aspectos que envolvem a identidade da educação ambiental no cenário brasileiro;
4. Conhecer os ritos e valores que envolvem a decolonialidade na educação ambiental;
5. Relacionar o conhecimento sobre os direitos humanos e a inclusão no cenário da educação ambiental;
6. Compreender a interseccionalidade na educação ambiental e suas implicação nas práticas ambientais;
7. Reconhecer as experiências práticas e os estudos de caso no campo da educação ambiental.
Conteúdo Programático
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- LAYRARGUES, P. P.; LIMA, G. F. da C. (2014). As macrotendências políticopedagógicas da educação ambiental brasileira. Ambiente & Sociedade, 17(1), 23–40. Disponível em https://www.scielo.br/j/asoc/a/8FP6nynhjdZ4hYdqVFdYRtx/# LOUREIRO, C. F. B. (2009). Premissas teóricas para uma educação ambiental transformadora. Ambiente & Educação, 8(1), 37–54. Recuperado de https://periodicos.furg.br/ambeduc/article/view/897LOUREIRO, C. F. B. Educação Ambiental Transformadora. In: Identidades da Educação Ambiental Brasileira. Brasília: MMA. 2004. Disponível em https://smastr16.blob.core.windows.net/cea/cea/ident_eabras.pdfMACHADO, C. R. S. (Org.); SANTOS, C. F. (Org.). Educação Ambiental e mudanças ambientais globais no Estado do Rio Grande do Sul: subsídios a estudo. 1. ed. Rio Grande: Editora da FURG, 2013. v. 1. 160p.
Turmas Ofertadas
Turma | Período | Vagas | Matriculados | Curso / Horários | Professores |
---|---|---|---|---|---|
T1 | 2024 / 2 | 150 | 152 |
Educação Ambiental com Ênfase em Espaços Educadores Sustentáveis (Especialização) |
LUCIARA BILHALVA CORREA Professor responsável pela turma RAQUELI TERESINHA FRANCA Professor Regente |